28/06/2024 – As belezas dos rios, da floresta e da população amazônica estão sendo apresentadas pela Embratur para o mercado turístico internacional. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, chegou ao Amazonas nesta quinta-feira (28) para acompanhar o 57° Festival Folclórico de Parintins, com a tradicional disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. Ele também recepciona dois comunicadores e dois influencers dos Estados Unidos e do Canadá que participam de uma press-trip promovida pela Agência, em parceria com o Sebrae, na qual serão apresentados alguns dos principais destinos do estado.
Freixo fica no Amazonas até este domingo (30). O fortalecimento da promoção internacional da região Norte foi um pedido direto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além da press trip e da divulgação do festival folclórico, a Embratur tem uma série de outras ações programadas para o segundo semestre do ano. Importante destacar ainda que, em novembro de 2025, o Pará, outro importante estado da região Norte, vai receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
O turismo internacional no Amazonas está em ascensão. Em 2019, o estado recebeu 29 mil visitantes de outros países. Em 2022, em meio à pandemia de Covid-19, esse número estava em 14 mil. Em 2023, já na atual gestão da Embratur, o registro de entradas subiu para 24 mil, vindos, principalmente, dos Estados Unidos, Colômbia, Peru, Canadá, Alemanha e México. Além disso, também no ano passado, a culinária manauara foi destaque em publicação do The New York Times, o jornal mais importante do mundo.
No caso da press trip, além de Parintins, os comunicadores terão uma experiência imersiva na Amazônia com pesca recreativa, caminhadas de sobrevivência, conhecimento de práticas e vivências indígenas e de outras comunidades locais, passeios fluviais noturnos e visitas a aldeias. O grupo também ficará em um hotel no meio da Floresta Amazônica e conhecerá a culinária local. Entre os convidados está o ator e influencer Logan Shroyer, que atuou no aclamado seriado “This Is Us”.
Promoção e retomada
Nesta sexta (28), o presidente da Embratur participou de uma coletiva de imprensa ao lado do presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, para anunciar a parceria das instituições para promover o 57º Festival de Parintins. “Esse é o segundo ano consecutivo que a gente acompanha o festival e vamos seguir assim, parceiros do governo estadual e do trade privado. Essa é uma das maiores festas de manifestação cultural e acontece dentro de um dos cenários mais importantes do mundo, que é a Amazônia”, lembrou Freixo.
“A gente tem retomado todos os números da pré-pandemia. Em 2003, batemos todos os recordes com a receita de turistas internacionais. Foram 6,9 milhões de dólares com turismo internacional, superando o ano de 2014, que foi o ano da Copa do Mundo no Brasil, e isso significa geração de emprego e renda. E eu estive em uma reunião com o presidente Lula na qual ele disse que quer que o turismo chegue na Amazônia e que a Amazônia seja mais conhecida do brasileiro e do mundo”, acrescentou.
O presidente da Embratur também lembrou que a press trip é uma forma eficiente de divulgação internacional dos destinos. Outra ferramenta que a Agência tem usado para divulgar a região são as viagens de familiarização com operadores de turismo internacionais (famtours). “Nós estamos promovendo a região, esse ano com norte-americanos, e a gente só tem a dar parabéns para vocês porque é uma das festas mais bonitas que a gente tem no Brasil, das mais expressivas de cultura popular”, elogiou Freixo.
Cadeia democrática
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destacou aos jornalistas, por sua vez, que a expectativa do festival para este ano é de mais de 120 mil turistas, entre nacionais e internacionais. “Isso deixa o Governo do Estado muito satisfeito. O governador Wilson Lima é um amante do Festival de Parintins. Ter esse reconhecimento e lembrança através do presidente Marcelo Freixo, do Governo Federal, do nosso presidente Lula, nos honra e nos enche de orgulho”, disse.
Ian esteve na Embratur, no último dia 12 de junho, quando o presidente da Embratur assinou um protocolo de intenções com o grupo de empresários Amazonas Travel Cluster de Turismo. O Cluster é um coletivo de hotéis e hospedarias de pequeno e médio portes que se uniu para desenvolver ações em benefício do trade turístico e do turista que procura o turismo de selva no Amazonas.
De acordo com Freixo, o trade amazônico é democrático e conta com empreendimentos de turismo de luxo e de base comunitária que precisam trabalhar junto com o setor público para fortalecer a capacidade do estado de receber turistas internacionais e fazer a divulgação dos destinos em feiras e eventos no exterior.
Lisboa-Manaus
Também para este ano, Freixo anunciou uma nova linha da TAP conectando Lisboa, em Portugal, a Manaus. A articulação para conseguir o novo voo foi feita pela Embratur, pelo Governo do Amazonas e pelo Ministério do Turismo. “A gente conseguiu, depois de muitos meses de negociação, o Governo do Estado foi muito importante para isso, o Ministério do Turismo, o ministro Celso Sabino. A gente reconquistou o voo da TAP para Manaus três vezes por semana, a partir de novembro”, anunciou.
A rota será Lisboa-Manaus-Belém-Lisboa. O presidente ressaltou que as gerências de Dados e de Modais da Embratur foram essenciais nesse diálogo. “A gente reconecta a Amazônia e Manaus ao mercado europeu. É muito mais razoável do que você chegar em São Paulo para ter que subir para a região Norte. Isso tem enorme relevância para qualquer perspectiva do turismo para a região”, observou.