PODCAST

Fala Tur!: 15º episódio traz a diversidade e o turismo LGBTQIAPN+

Aproveitando o mês do Orgulho, assessor da Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Daniel Noble, conta quais os interesses dos turistas LGBTQIAPN+ nos destinos brasileiros 
Divulgação/Embratur
Daniel Noble, assessor executivo da Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, falou sobre turismo LGBTQIAPN+

25/06/24 – A diversidade é o tema do 15º episódio do ‘Fala Tur!’, o podcast que aborda as principais ações e estratégias da Embratur. O turismo LGBTQIAPN+ é um dos segmentos que mais cresce no país, segundo a Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT): 11% ao ano contra 3,5% dos outros segmentos. 

Conversamos com o assessor executivo da Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Daniel Noble, para saber quais os interesses dos turistas LGBTQIAPN+  nos destinos brasileiros e um pouco da história do mês de junho, período em que se celebra o Orgulho LGBTQIAPN+ e a Diversidade. 

Para Daniel Noble, o crescimento do segmento  no Brasil é resultado da adequação dos destinos nacionais para receber essa comunidade. 

O turismo LGBTQIAPN+ está crescendo de forma exponencial e contínua, evidenciado pelo crescente interesse de muitos destinos brasileiros em proporcionar uma recepção adequada para viajantes dessa comunidade. 

É importante ressaltar que nossas ações e iniciativas devem se estender ao longo de todo o ano, não se limitando apenas ao mês de junho e, em especial, ao dia 28, que marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. O Brasil se destaca como um destino de referência para esses turistas, abrigando a maior Parada do Orgulho do mundo e oferecendo uma diversidade de experiências transversais ao Ecoturismo, Gastronomia, Cultura, entre outros segmentos.

Ouça o Episódio 15 do ‘Fala Tur!’ no link abaixo ou nas plataformas de áudio Spotify, Amazon Music, Deezer: https://podcasts.embratur.com.br/podcasts/fala-tur.

Turismo Transforma na maior Parada do mundo
A principal porta de entrada do turismo LGBTQIAPN+ – abordado em um dos episódios da série de mini documentários ‘Turismo Transforma’, da Embratur –, é a Parada do Orgulho, que acontece em São Paulo. 

Em junho do ano passado, a Agência lançou o segundo episódio da série, no qual a nossa equipe acompanha, in loco, a edição daquela que é considerada a maior Parada do Orgulho LGBT+ do planeta, e mostra como o evento promove a tolerância e turbina a economia do país.

“Tudo que é diversidade e inclusão eleva o PIB. A partir do momento que um país torna a luta contra a desigualdade uma prioridade, a gente sabe que o impacto social é muito positivo. A movimentação que eventos como esse gera em todo o trade do turismo significa muito emprego e renda para milhares de trabalhadores”, destacou Tania Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.