INOVAÇÃO

Embratur lança projeto Desafio do Samba, neste domingo (14), durante Feira das Yabás no Rio de Janeiro

Iniciativa do EmbraturLAB, o laboratório de inovação da Agência, busca startups que proponham soluções inovadoras para impulsionar o turismo cultural com rotas, produtos e serviços ligados ao samba
Divulgação/Embratur
O evento terá a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; da cantora e compositora, Teresa Cristina; e do sambista, Marquinhos de Oswaldo Cruz

13/07/2024 – Ao som do tradicional samba carioca da Feira das Yabás, a Embratur lança o projeto Desafio do Samba, neste domingo (14), às 14h30, em Madureira, no Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a identidade cultural do samba, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, e potencializar o turismo no país. O evento terá a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; da cantora e compositora, Teresa Cristina; e do sambista, Marquinhos de Oswaldo Cruz.

O Desafio do Samba é fruto da parceria entre Embratur e Sebrae e conta com apoio do Oi Futuro, através do LabSonica, seu laboratório de experimentação sonora e musical. O espaço visa fomentar e descobrir trilhas possíveis para a cadeia produtiva do som e da música.

A iniciativa da Embratur busca atrair e engajar startups na criação de soluções tecnológicas que vão gerar novas rotas e experiências relacionadas ao samba, promovendo o desenvolvimento econômico das regiões em que o gênero musical surgiu e onde ainda tem forte tradição. As três soluções mais bem colocadas receberão R$ 70 mil cada, para a realização de uma prova de conceito. O edital será divulgado no site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, e começa pelo Rio de Janeiro.

Um dos mais poderosos elementos culturais brasileiro, o samba atrai turistas do mundo inteiro. “O Carnaval é uma festa consolidada internacionalmente, é a grande vitrine do samba, gênero musical genuinamente brasileiro e que o mundo conhece. Agora, vamos permitir que o turista possa imergir na história das pessoas que fizeram e fazem do samba essa manifestação cultural tão forte, e poder viver o samba dentro das comunidades, que é uma experiência autêntica e muito interessante. E, para isso, vamos ter a ajuda da tecnologia e da inovação. E a melhor parte é que os benefícios econômicos ficam nessas comunidades que mantêm as tradições vivas”, explica Marcelo Freixo.

“O samba é uma das principais referências do Brasil para o mundo. Nascido nos terreiros, como o de Tia Ciata, que ficava na região carioca conhecida como Pequena África, o ritmo foi se diversificando ao longo de mais de um século e influenciando incontáveis artistas no Brasil e no exterior. Os turistas brasileiros e de outros países terão agora a oportunidade de conhecer um pouco mais dessa história e de como o samba foi determinante para o desenvolvimento da MPB, da Bossa Nova, do Jazz e de outros ritmos mundo afora. E, nesse processo, vamos gerar oportunidades de trabalho e renda para os empreendedores que atuam no universo da economia criativa, lembrando que o turismo é responsável por 8% do PIB brasileiro e que contribui para a redução das desigualdades sociais”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

O turismo musical promove as tradições, a arte e a autoralidade dos artistas locais. Estudo da desenvolvedora de plataformas de bilhetagem eletrônica Amadeus, “Amadeus Travel Trends: Como vamos viajar em 2024“, aponta que o turismo musical vem se destacando como um dos principais impulsionadores da demanda por viagens em todo o mundo. O mercado global neste segmento deve movimentar 11,5 bilhões de dólares até 2028, segundo levantamento da World Travel Market.

No Brasil, o samba tem um impacto econômico significativo. O Carnaval é a principal vitrine desse ritmo e já se consolidou como a maior festa popular do planeta. Só em 2024, mais de 228,8 mil turistas internacionais desembarcaram no país para aproveitar o Carnaval. A folia injetou cerca de US$ 143,5 milhões (R$ 909,2 milhões) na economia brasileira, considerando os impactos diretos e indiretos.

Mas o samba não é só Carnaval. O Rio de Janeiro respira samba o ano inteiro e é nas ruas e bares que ele se renova e se consolida como estilo autenticamente brasileiro. As rodas de samba em bairros icônicos, como Lapa, Madureira e Tijuca, oferecem ao turista uma imersão completa. Assim como a Pedra do Sal e a Cidade do Samba, que destacam a importância do ritmo, e iniciativas como o Trem do Samba e a Feira das Yabás, que conectam a música com o turismo na cidade maravilhosa. “O samba é uma expressão viva da história e essência do Rio. É a alma da cidade”, completa o presidente da Embratur.

O Desafio do Samba tem o objetivo de ampliar a projeção internacional do Brasil, promovendo a rica diversidade e o potencial turístico do país ao público global. Atraindo mais turistas estrangeiros, o projeto vai impulsionar o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas (MPEs) integradas à cadeia produtiva do turismo, contribuindo com a geração de renda e o fortalecimento econômico das comunidades em todo o Brasil.

Como participar do Desafio do Samba

O EmbraturLAB busca startups que proponham soluções para impulsionar rotas, produtos e serviços ligados ao samba, com atenção aos potenciais impactos socioculturais e econômicos positivos deste segmento do turismo. A meta é desenvolver novos produtos para atrair novos turistas e aumentar o tempo de permanência dos viajantes em um determinado destino.

As startups interessadas devem inscrever seus projetos, de acordo com os termos do edital. O Comitê de Seleção do Desafio irá avaliar as propostas e selecionar até oito startups para participar do pitch day, onde cada uma apresentará suas soluções ao trade de turismo. Após o pitch day, o Comitê escolhe as startups vencedoras para realizar provas de conceito e projetos piloto, além de apresentar sua proposta em eventos e feiras a convite da Embratur.

Sobre o samba

Desde suas origens nos quintais e nas pequenas festas das comunidades afro-brasileiras, o samba carrega uma história de resistência e expressão cultural. Começou no Recôncavo Baiano e logo chegou ao Rio de Janeiro, onde a música e a dança dos negros incorporaram outros estilos e instrumentos. Com o tempo, o samba chegou aos salões mais elegantes e ganhou o mundo com o Carnaval. A música “Pelo Telefone”, de 1916, é considerada o primeiro samba gravado.

O universo do samba é vasto e abriga diversos estilos que refletem as diferentes regiões e contextos sociais do Brasil. As matrizes do samba do Rio de Janeiro e o samba de roda do Recôncavo Baiano foram considerados Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como o tambor de crioula no Maranhão e o jongo no Sudeste. A Unesco também reconheceu o samba do Recôncavo como Obra Prima da Humanidade.

No Rio, a Feira das Yabás está entre os principais eventos que celebram a cultura afro-brasileira. Idealizado pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, o evento mistura comidas tipicamente brasileiras com uma das mais importantes rodas de samba da cidade. Acontece todo segundo domingo do mês, na Praça Paulo da Portela, na zona norte da cidade.

Sobre o LabSonica

O LabSonica é o laboratório de experimentação sonora e musical do instituto Oi Futuro, com sede no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2018, o espaço promove residências artísticas, shows e ciclos de aceleração de carreiras e projetos, visando estimular a criatividade e a inovação no campo do som e da música. O laboratório é o ponto de encontro de criadores e fazedores de diversas áreas e oferece a infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora, gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos sonoros e viabilizem produções independentes. Ao longo dos últimos cinco anos, o espaço recebeu mais de 430 artistas da música brasileira, dentre eles Ney Matogrosso, Zelia Duncan, Pedro Luis e Bala Desejo, e promoveu mais de 2.100 horas de formação sobre a indústria musical, dentre cursos, oficinas e residências.

Confira o cronograma:

14/07: Abertura das inscrições do Desafio do Samba

16/08: Encerramento das inscrições do Desafio do Samba

26/08: Divulgação das selecionadas para pitch day

09 a 13/09: Pitch Day

23/09: Divulgação dos vencedores do desafio

Ações do EmbraturLAB

Além do Desafio do Samba, o EmbraturLAB acabou de lançar o “Brasil Tá Pra Game”. Em parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), o projeto irá reconhecer e premiar iniciativas que colaborem com a promoção do turismo em ambientes criados por jogos digitais. As inscrições serão entre os dias 14 e 31 de julho.

O EmbraturLAB também firmou parceria com o Google para fortalecer a presença digital de micro, pequenas e médias empresas do setor de turismo, incluindo restaurantes, hotéis e agências de viagem. Serão oferecidos workshops e conteúdos sobre boas práticas para melhorar a competitividade dos produtos e serviços desses negócios.

O laboratório de inovação da Embratur vem experimentando diversas soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a experiência dos turistas estrangeiros. Startups selecionadas nos editais dos projetos Aceleração EmbraturLAB, Welcome Challenge, Desafio Rota Literária, Rota Gastronômica e Conecta IGU já estão promovendo os destinos brasileiros e solucionando problemas enfrentados pelos turistas que visitam o país.