17/07/2024 – A Embratur comunica o desligamento da diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil. A decisão ocorreu por motivos pessoais. Ela se dedicará à conclusão do doutorado na Universidade de Brasília (UnB).
Jaqueline é uma das referências do turismo no Brasil. Como diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, ela contribuiu de maneira relevante para os resultados históricos alcançados pela atual gestão, como o recorde de receitas com o turismo internacional em 2023, quando US$ 6,9 bilhões foram injetados na economia, e o reposicionamento da imagem do Brasil como destino turístico internacional competitivo e fundamentado na diversidade e na sustentabilidade.
Excelentes resultados também foram alcançados em 2024. O mês de abril foi o melhor da história, com arrecadação de US$ 620 milhões por meio do turismo internacional. O Brasil também recuperou posições no ranking de eventos internacionais da ICCA, reassumindo a liderança na América Latina.
Jaqueline Gil também cumpriu importante papel ao iniciar a elaboração de um novo Planejamento de Marketing Turístico Internacional, o qual inclui uma modelagem de Sistema de Promoção Comercial do Brasil no Exterior, algo inédito ao que havia sido realizado em 2004, quando foi lançado o Plano Aquarela.
A Embratur agradece o profissionalismo, a dedicação e as relevantes contribuições de Jaqueline Gil para a Agência e a recuperação da imagem do Brasil no mundo. Profissional respeitada, ela seguirá como parceira da Embratur em prol do desenvolvimento do turismo internacional no país.
Quem assume o cargo de diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade é Bruno Reis, que anteriormente liderava a Gerência de Mercados e Eventos Internacionais.
Amplamente reconhecido pelo mercado e com vitoriosas experiências nos cargos executivos que ocupou em sua carreira, Reis tem liderado, em sua atual passagem pela Embratur, o processo de qualificação da participação do Brasil nas feiras e eventos internacionais e a estratégia de reconexão com os mercados estratégicos. Ele, juntamente com o time, concebeu as Galerias Visit Brasil, nova ferramenta de promoção da Embratur, e o Programa de Aceleração do Turismo Internacional, o PATI, como mecanismo de atração de novos voos internacionais.