MERCADO PRIORITÁRIO

Em reunião com embaixador da China, Embratur anuncia retorno de ações promocionais do Brasil no país asiático

Agência irá formatar um memorando de entendimento para ações de promoção em 2025
Renato Vaz/Embratur
Os dois países celebram, este ano, 50 anos de relações diplomáticas e 20 anos da criação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban)

18/07/2024 – Em reunião com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, nesta quarta-feira (17), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou a retomada de uma estratégia de promoção turística dos destinos brasileiros no país asiático, que retorna à lista de prioridades da Agência. Dentre as ações planejadas está o estudo para a participação na próxima edição da feira de turismo ITB China, que acontece em maio de 2025. No encontro, ficou definido ainda o trabalho conjunto de elaboração de termos de uma parceria de promoção turística entre os dois países. 

“A China é um parceiro estratégico do Brasil no comércio internacional, na diplomacia, é membro do BRICS. Essa parceria com o governo chinês é muito estratégica para o Brasil, e com certeza, trará impactos positivos num maior fluxo de viajantes entre os dois países, com grande troca cultural e comercial, aproximando ainda mais os nossos povos. O Brasil é um destino com muita diversidade cultural e natural, e está preparado para receber os turistas chineses”, declarou Freixo.

O embaixador da China se mostrou alinhado com a ideia de aproximação entre os países, o aumento da conectividade aérea e o intercâmbio cultural. “As relações entre China e Brasil são importantes e transmitem aos chineses a percepção de que o Brasil é um país amistoso, o que traz mais interesse em visitarmos o país”, disse durante o encontro. 

Os dois países celebram, este ano, 50 anos de relações diplomáticas e 20 anos da criação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).

Em novembro, o presidente da China,  Xi Jinping, realizará visita de Estado ao Brasil, em Brasília, antes de sua participação na reunião de líderes do G20, no Rio de Janeiro. A visita de Estado do presidente chinês ocorrerá em retribuição à visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, em abril de 2023, e à visita oficial do vice-presidente Geraldo Alckmin em junho de 2024 para a VII Sessão Plenária da Cosban, em Pequim. 

Conectividade aérea

Aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo também está entre as estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional. Com capacidade para 293 passageiros, o voo da Air China entre Pequim e Guarulhos (SP) foi retomado no final do mês de abril, após ter sido interrompido em 2020. A rota faz escala técnica em Madri, na Espanha, e acontece duas vezes por semana. 

Durante a reunião, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, sugeriu o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) como alternativa para fortalecer a conectividade aérea.

O presidente da Embratur endossou: “O nosso objetivo sempre será aumentar o número de visitantes estrangeiros que vêm ao Brasil e a conectividade aérea é um caminho importante quando falamos sobre o mercado chinês”. “Já temos o PATI, que pode nos facilitar parcerias com as companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de assentos e voos que atendam os visitantes chineses. O aumento da conectividade aérea significa mais comércio, mais viagens e mais turismo”, reforçou Marcelo Freixo.

Adesão à SmoothTravel

Neste mês de julho, a Embratur aderiu à SmoothTravel, plataforma voltada aos operadores de turismo que intermedeia a comercialização de produtos e destinos turísticos no mercado chinês. A Embratur é a primeira Destination Management Organization (DMO) da América do Sul a entrar para a plataforma, que é parte da estratégia para impulsionar parcerias entre os players do setor de turismo do Brasil e da China. 

Para mostrar ao trade brasileiro como funciona e como se conectar com o trade do turismo chinês através da plataforma Smooth Travel, a Embratur promove um webinar no próximo dia 23 de julho, às 15h. A Agência irá apresentar também o “Market insight da China”, publicação que reúne as principais informações sobre o mercado turístico do país asiático. Com esses dados, operadores, agentes, associações e demais atores do mercado poderão traçar estratégias para vender os produtos turísticos brasileiros.

As preferências dos turistas chineses, a malha aérea, os destinos mais visitados e os principais concorrentes do Brasil são assuntos que também serão abordados no webinar. O evento terá ainda a participação de Denis Doria Ribeiro, general manager Brasil, Chile e Paraguai da Aviareps, que irá mostrar como funciona a plataforma SmoothTravel e como o trade brasileiro pode aderir a ela.

Estudo da Globaldata
Empresa de análise e consultoria de dados sediada na Inglaterra, a Globaldata estima que até 2028 a China crescerá 300% em número de turistas internacionais, passando dos atuais 67,4 milhões para 200 milhões. Os chineses também são os que mais gastam com turismo. Só em 2023, foram US$ 196,5 bilhões com despesas de viagens, uma média de US$ 1.949,31 por pessoa.

Os turistas do país asiático estão explorando novos destinos e o Brasil é o país mais procurado na América do Sul. De janeiro a maio de 2024, 27.262 chineses desembarcaram no Brasil, 59,9% a mais que no mesmo período do ano passado (10.915 pessoas), segundo o Portal de Dados da Embratur. 

Atualmente, os destinos mais comercializados no mercado chinês são Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Manaus e São Paulo. Com a plataforma SmoothTravel, será possível diversificar essa oferta e posicionar o Brasil como um destino com produtos completos.

Ao trade turístico, a plataforma oferece recursos como: acesso às últimas políticas de viagens e insights da indústria na China; atualizações diárias do mercado; treinamento de destinos; acesso ao relatório anual de tendências de viagens outbound (mais focado na China); pesquisa de segmentos de consumidores principais; suporte a roadshows, entre outros.

Parceria Brasil-China

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2023, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 157,5 bilhões. Brasil e China estabeleceram Parceria Estratégica em 1993, ampliando a relação para Parceria Estratégica Global em 2012. Os países comemoram 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024.