TURISMO AUDIOVISUAL

Presidente da Embratur e secretário do MDIC discutem criação de grupo de trabalho para inserção do audiovisual na indústria

Reunião entre Marcelo Freixo e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima, tratou da importância da cadeia fílmica para a economia e promoção internacional do país
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira Lima, e o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga

18/07/2024 – A criação de um grupo de trabalho dentro do governo federal para inserir o audiovisual na indústria foi tema de uma reunião entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira Lima. A conversa, que também contou com a participação do supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, aconteceu nesta quinta-feira (18), na sede da Agência, em Brasília.

A Embratur articula com atores do governo para fortalecer o audiovisual no Brasil, por considerar que a produção de filmes e séries é uma importante ferramenta de promoção internacional de destinos turísticos. A estratégia, conforme destacou diversas vezes o presidente Marcelo Freixo, já trouxe retornos positivos para países como a Espanha e a Coreia do Sul, por exemplo.

O aumento da presença de turistas internacionais nos destinos locais e a atuação de uma film commission nacional para atrair produtoras internacionais para filmarem no país são geradores de desenvolvimento, emprego e renda. Film commissions são estruturas públicas com o objetivo de promover as qualidades e atratividades de um destino para receber gravações. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual.

A Embratur tem atuado na articulação para a criação de uma film commission nacional. Na reunião, Uallace disse que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial pretende incluir o audiovisual na política da cadeia de desenvolvimento produtivo do Brasil. O presidente Marcelo Freixo e o secretário acertaram a criação de um grupo de trabalho para discutir essa inserção com vários órgãos do governo federal, incluindo a Embratur. Uma das ações desse grupo será levantar um diagnóstico nacional do setor.

Para o supervisor Christiano Braga defendeu uma união em torno do tema. “O secretário propôs trazer vários órgãos de governo, inclusive a Embratur, para pensar essa política industrial para o audiovisual brasileiro. O interesse da Agência, nesse sentido, é porque o audiovisual é uma janela de promoção do Brasil lá fora. O turismo audiovisual é uma das dez principais tendências internacionais”, destacou.

Segundo Freixo, a inclusão do audiovisual como parte da indústria brasileira “é um salto grande”. “A promoção de destinos a partir do audiovisual é uma tendência mundial e o Brasil tem muito potencial. Temos seis biomas diferentes, uma diversidade de destinos, de cenários, de fauna e flora, uma diversidade cultural que é incrível. Estamos falando de uma importante ferramenta de promoção internacional, e a gente quer isso para atrair turistas e gerar emprego e renda”, comentou.

“Uma vez que se você tem grandes produções brasileiras e internacionais acontecendo, você gera oportunidade de trabalho e renda já que o investimento nessa produção transborda para outros segmentos da economia”, acrescentou Freixo.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.