TURISMO AUDIOVISUAL
Presidente da Embratur e secretário do MDIC discutem criação de grupo de trabalho para inserção do audiovisual na indústria
Reunião entre Marcelo Freixo e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima, tratou da importância da cadeia fílmica para a economia e promoção internacional do país
18/07/2024 – A criação de um grupo de trabalho dentro do governo federal para inserir o audiovisual na indústria foi tema de uma reunião entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira Lima. A conversa, que também contou com a participação do supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, aconteceu nesta quinta-feira (18), na sede da Agência, em Brasília.
A Embratur articula com atores do governo para fortalecer o audiovisual no Brasil, por considerar que a produção de filmes e séries é uma importante ferramenta de promoção internacional de destinos turísticos. A estratégia, conforme destacou diversas vezes o presidente Marcelo Freixo, já trouxe retornos positivos para países como a Espanha e a Coreia do Sul, por exemplo.
O aumento da presença de turistas internacionais nos destinos locais e a atuação de uma film commission nacional para atrair produtoras internacionais para filmarem no país são geradores de desenvolvimento, emprego e renda. Film commissions são estruturas públicas com o objetivo de promover as qualidades e atratividades de um destino para receber gravações. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual.
A Embratur tem atuado na articulação para a criação de uma film commission nacional. Na reunião, Uallace disse que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial pretende incluir o audiovisual na política da cadeia de desenvolvimento produtivo do Brasil. O presidente Marcelo Freixo e o secretário acertaram a criação de um grupo de trabalho para discutir essa inserção com vários órgãos do governo federal, incluindo a Embratur. Uma das ações desse grupo será levantar um diagnóstico nacional do setor.
Para o supervisor Christiano Braga defendeu uma união em torno do tema. “O secretário propôs trazer vários órgãos de governo, inclusive a Embratur, para pensar essa política industrial para o audiovisual brasileiro. O interesse da Agência, nesse sentido, é porque o audiovisual é uma janela de promoção do Brasil lá fora. O turismo audiovisual é uma das dez principais tendências internacionais”, destacou.
Segundo Freixo, a inclusão do audiovisual como parte da indústria brasileira “é um salto grande”. “A promoção de destinos a partir do audiovisual é uma tendência mundial e o Brasil tem muito potencial. Temos seis biomas diferentes, uma diversidade de destinos, de cenários, de fauna e flora, uma diversidade cultural que é incrível. Estamos falando de uma importante ferramenta de promoção internacional, e a gente quer isso para atrair turistas e gerar emprego e renda”, comentou.
“Uma vez que se você tem grandes produções brasileiras e internacionais acontecendo, você gera oportunidade de trabalho e renda já que o investimento nessa produção transborda para outros segmentos da economia”, acrescentou Freixo.
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