PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Casa Brasil terá programação especial para atrair turistas internacionais da Olimpíada de Paris para o Brasil

Complexo no Parc de La Villette contará com disputas recreativas, apresentações artísticas, oficinas de dança, exposições imersivas e realidade virtual para apresentar destinos nacionais aos estrangeiros

Divulgação/COB
O espaço contará com apresentações musicais e de dança, exposições imersivas, esportes populares no Brasil e aprender a dançar ritmos como samba, passinho, forró e axé

22/07/2024 – A Casa Brasil está com programação definida para apresentar a cultura e os destinos turísticos nacionais ao mundo. Uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Embratur e do Sebrae, o espaço receberá atletas olímpicos e ex-atletas, autoridades, cidadãos parisienses e turistas que estiverem na capital francesa. Lá, eles assistirão a apresentações musicais e de dança, visitarão exposições imersivas, conhecerão diferentes experiências e roteiros de viagem ao Brasil, poderão jogar esportes populares em nosso país, como altinha, frescobol e queimada, e aprender a dançar os ritmos de nosso país, como o samba, o passinho, o forró e o axé.

Toda a experiência imersiva é pensada para convidar os visitantes, durante os 17 dias de competição, a conhecerem os destinos brasileiros. A Casa Brasil tem 5 mil metros quadrados e fica localizada ao norte de Paris, no Parc de La Villette. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o espaço será um ponto de conexão do nosso povo com o mundo. 

“Vamos receber os estrangeiros com muita alegria e convidá-los para conhecer um pouco de nossos destinos, com as mais variadas experiências”, destaca. “A Casa Brasil é uma oportunidade importante para promovermos o Brasil no exterior. São milhões de pessoas de todos os lugares do mundo que vão para Paris, e é um atrativo das Olimpíadas visitar as casas dos países que ficam espalhadas pela cidade. Eu não tenho dúvidas que faremos a melhor Casa Brasil de todos os tempos: quem vier, vai sair com um gostinho de quero mais e uma grande vontade de visitar o nosso país”, acrescenta Freixo.

Para o Sebrae, a Casa Brasil é um exemplo de espaço brasileiro que possibilita a ampliação do fluxo de turistas estrangeiros no Brasil. “O nosso país já ranqueia como o 12º destino no mundo, nesse momento, da humanidade, que é significativo e impactante para a nossa economia. Hoje, no Brasil, existe 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo, deste total 97,4% são de pequenos negócios. São micros e pequenos empreendedores que atuam nos serviços, que atuam na gastronomia, que atuam na hotelaria, que fazem com que nós possamos hoje representar nesta área já 8% do PIB brasileiro, que é o que expressa a pujança do processo turístico no nosso país”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A Casa Brasil funcionará todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h. “Os Jogos Olímpicos são uma vitrine potente, e, neste ano, a Casa Brasil mostrará toda a complexidade da diversidade brasileira, com experiências turísticas que vão desde a natureza deslumbrante, com cheiros e texturas da Amazônia presentes no espaço do Pará, até os atrativos de sol e praia e também de turismo de aventura, representados pelo Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte e Foz do Iguaçu. É um reforço de imagem importante que nos ajudará a romper a barreira dos pouco mais de 6 milhões de turistas internacionais que visitam o Brasil anualmente”, reforça o ministro do Turismo, Celso Sabino.

“O Brasil vai mostrar em Paris todo o nosso potencial esportivo e a excelência dos nossos atletas. Com as atenções do mundo todo voltadas para os Jogos Olímpicos, temos a grande oportunidade de promover o Brasil não apenas como destino turístico, mas também como sede de grandes eventos esportivos internacionais. No ano que vem, o Brasil vai receber pela primeira vez o Mundial de Ginástica Rítmica. Também seremos sede dos Jogos do BRICs em 2025. E em 2027 será a vez da Copa do Mundo Feminina de Futebol, que pela primeira vez na história será realizada na América do Sul”, reforça o ministro do Esporte, André Fufuca.

Em 27 de julho, um dia após o início dos Jogos Olímpicos, Marcelo Freixo fará o lançamento da campanha institucional de promoção do Brasil na Europa. “Essa é uma campanha muito importante, que vai de 27 de julho a 31 de agosto, e vai ser veiculada na França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália. Vamos convidar esses turistas a vivenciarem experiências únicas no Brasil, mostrar que somos o país da natureza, do turismo de aventura e dos esportes, que pratica um turismo com compromisso climático e com a sustentabilidade do planeta”, explica.

Está na agenda uma apresentação de samba com seis ritmistas e dois passistas enquanto um telão projeta imagens da Marquês de Sapucaí, e uma apresentação de forró com ritmos como xote, baião, arrasta-pé e xaxado. E, durante a ação da Casa Brasil, os visitantes poderão participar de uma série de competições recreativas como golzinho, frescobol, três cortes, samba, capoeira, axé, carimbó, xote, forró, frevo, elástico e outros.

Um pouquinho de Brasil

A Casa Brasil terá 5 mil metros quadrados. O espaço no Parc de La Villette será ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades internacionais, celebridades e turistas de todas as nações, que poderão conhecer um pouco mais dos destinos brasileiros. Além de ser palco de apresentações culturais e musicais, o local será usado nas comemorações de cada medalha conquistada pelos brasileiros na Olimpíada. 

O espaço terá áreas interna e externa. A parte interna possui 2 mil metros quadrados, com estrutura de palco e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos e atrativos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia nacional, como brigadeiro e pão de queijo ou a tradicional caipirinha. 

Na parte externa, que terá 3 mil metros quadrados, haverá um gramado sintético onde vão ocorrer diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações. Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de CO2.

Os visitantes também terão acesso a uma parede de escalada, pista de skate, quadra de areia, parede instagramável com plantas brasileiras ao fundo e um túnel imersivo que, por meio de painéis, levará nossa brasilidade aos olhos do mundo.

Experiências imersivas

Outra estratégia para apresentar os destinos nacionais aos turistas são as instalações imersivas batizadas de cubos. Serão cinco espaços dispostos na área interna que mostrarão o Pará, o Ceará e o Rio Grande do Norte, o Rio de Janeiro (RJ) e Foz do Iguaçu (PR). Em cada um desses locais os franceses e visitantes de outras nacionalidades poderão conhecer um pouco das diversas capitais, do estilo de vida, das praias, da natureza, das atrações de aventura, além de texturas e cheiros da Amazônia.

Os presentes assistirão vídeos em primeira pessoa em painéis verticais, terão contato com peças artísticas de diferentes regiões e poderão fazer fotos em espaços instagramáveis. A experiência será complementada com oficinas e apresentações artísticas no palco interno da Casa Brasil. 

De acordo com a gerente de Projetos Especiais da Embratur, Marina Arruda, os cubos foram pensados com um padrão, mas com narrativas próprias de cada estado presente. “Tem um padrão nos cubos, com elementos tecnológicos, um espaço de exibição e um canto instagramável. Mas nós vamos apresentar um conteúdo de forma regionalizada. Então, cada um mostrará seus destinos e características culturais, e terá seus próprios personagens”, diz.

O quinto cubo, batizado de Cubo Verde Brasil, será voltado para a Embratur e o Sebrae, com cenografia com institucional das marcas, vídeos de outros estados e municípios que não tiveram instalação própria e sobre turismo e empreendedorismo. O espaço terá um painel interativo que vai proporcionar a imersão nos biomas brasileiros, apresentar destinos e o visitante poderá criar um roteiro de acordo com sua personalidade e preferências.

Na Calçada da Fauna, o visitante poderá fotografar e comparar o tamanho da própria mão com a marca de patas de animais conhecidos dos biomas brasileiros como a onça pintada e o tamanduá-bandeira, por exemplo. E os que se interessarem, poderão adotar um ninho do Projeto Arara Azul, para colaborar com a preservação da espécie e, como retribuição, levar para casa uma réplica de papelão e uma arara de pelúcia. Também ficará à disposição de quem passar pela instalação os cartões postais das instituições apresentadas nos demais cubos.

E para completar, os turistas internacionais em potencial poderão fazer uma doação e levar um ímã do mural com temática do Rio Grande do Sul do artista de rua gaúcho Jotape Pax. Atrás do ímã, haverá um QR Code com informações sobre como fazer uma doação internacional para o governo para a recuperação do estado e para ter acesso à imagem da obra completa.