24/07/2024 – A Embratur marcou presença no lançamento do programa Voa Brasil, o primeiro de inclusão social da aviação civil brasileira. Apresentada nesta quarta-feira (24), a primeira etapa da iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) beneficiará aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não tenham voado nos últimos 12 meses. A estratégia é incluir no mercado doméstico um público que não tem hábito de voar, oferecendo bilhetes aéreos por até R$ 200 o trecho.
O programa não envolve subsídio governamental para a aquisição de passagens aéreas. Em vez disso, funciona com base na liberdade de oferta das companhias aéreas aos beneficiários do programa. As empresas oferecerão bilhetes ociosos durante os 12 meses do ano em diferentes rotas. Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.
Atualmente, o país possui cerca de 23 milhões de beneficiários do INSS. Desse total, cerca de 95% recebem até dois salários mínimos. A expectativa do MPor é lançar a segunda etapa do programa no primeiro semestre de 2025, beneficiando estudantes de instituições de ensino público.
O lançamento aconteceu no auditório do ministério, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O coordenador de Demandas e Transportes Multimodais da Embratur, Phillipe Karat, representou o presidente da Agência, Marcelo Freixo, na solenidade.
Participaram do evento, também, a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, o diretor geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e representantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Aeroportos do Brasil (ABR) e das companhias aéreas Azul, Latam e Voepass.
O ministro Silvio Costa explicou que as aéreas já disponibilizaram mais de 3 milhões de passagens, o que representa mais de 10% de novos CPFs que viajarão pelo País. Ele destacou que o Voa Brasil também ajudará a fortalecer a economia nos destinos. “Estamos abrindo a possibilidade para que mais brasileiros possam viajar pelo país, fazer turismo ou reencontrar parentes. A inclusão gera emprego e renda, gera desenvolvimento econômico”, comentou.
Já o vice-presidente da República reforçou que “as empresas têm ociosidade, e as pessoas querem viajar, mas não têm dinheiro suficiente. Então, é uma relação ganha-ganha”, reforçou Alckimin.
Mais conectividade
Karat elogiou a iniciativa. “É um programa muito importante para o país, na medida que ele insere mais pessoas na aviação. Ele inicia pelos aposentados, que vão poder comprar passagens até R$ 200”, disse. “Para a Embratur, isso também é muito importante, porque mais pessoas voando são mais aviões que precisam ser comprados e mais aviões comprados significa mais turistas que vêm para o Brasil”, explicou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.