EMBRATUR NAS OLIMPÍADAS

“O Brasil voltou a olhar o futuro com esperança e isso também atrai turistas”, diz Janja em episódio de estreia do podcast da Embratur em Paris; assista

A primeira-dama do Brasil e a mesatenista Bruna Alexandre foram as convidadas do programa gravado na Casa Brasil, espaço brasileiro na capital francesa que é iniciativa do COB, com patrocínio da Embratur e do Sebrae
Marcio Menasce/Embratur
Os apresentadores Raoni Oliveira e Nana Lopes com as convidadas Janja Lula da Silva e Bruna Alexandre

27/07/2024 –  Espaço de convivência entre atletas, torcedores, autoridades e curiosos de todo o mundo, a Casa Brasil em Paris abriu as portas para o público neste sábado (27). Em meio às atrações culturais, experiências imersivas e muita brasilidade, a Embratur inaugurou também uma área dedicada a ouvir as melhores histórias olímpicas e não olímpicas: o Borogodó Cast, o podcast da Agência em parceria com o Sebrae. 

A estreia do programa apresentado pelos influenciadores Raoni Oliveira e Nana Lopes ocorreu com a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, e a primeira atleta paralímpica brasileira a ser convocada para uma Olimpíada, a mesatenista Bruna Alexandre. O episódio de estreia pode ser visto neste link: https://youtu.be/OgOGX7akzYY

“Eu estou super entusiasmada e vou sair daqui muito mais. É muito óbvio falar que o borogodó do Brasil é a alegria do brasileiro, mas aqui em Paris estou falando de solidariedade e não tem borogodó melhor do que ser solidário. O povo brasileiro tem demonstrado isso, essa chama da solidariedade está reacendendo no Brasil. O Brasil voltou e voltou com toda força e muita representatividade”, afirmou Janja, que destacou também a força do turismo para alavancar a economia do país. “O Brasil voltou a olhar o futuro com esperança e isso também atrai turistas. E o setor turístico movimenta a economia de forma impressionante, desde o vendedor de coco, gerando emprego e renda”, completou.

A mesatenista Bruna Alexandre se tornará, em Paris, a primeira mulher a competir tanto nos Jogos Olímpicos quanto nos Paralímpicos em uma mesma edição. Ao lado de Janja, ela também destacou a união dos brasileiros como a primeira grande marca da Olimpíada de Paris. “Para mim, o Brasil é força e união. A gente é muito unido, está sempre na torcida um pelo outro e é isso que fez a gente chegar aos Jogos Olímpicos”, disse. 

O Borogodó Cast faz parte das estratégias de comunicação da Embratur para ajudar na promoção do Brasil para o mundo e será veiculado a cada dois dias durante os Jogos Olímpicos, com exibição no canal do Youtube da Embratur, Canal Gov, TV Brasil, TVE, entre outros. 

Além da transmissão do podcast, a Embratur adotou como ferramenta de divulgação do Brasil ativações com influenciadores em esportes tradicionais de rua e de praia do país: golzinho com traves de chinelos, altinha, frescolbol, elástico, três cortes, queimada, capoeira, disputas de passinho, entre outros.

Participação de influenciadores
Serão cinco influenciadores participando ativamente das atividades da Casa Brasil. Entre os participantes está o carioca Júlio de Sá, com cerca de 308 mil seguidores, que produz conteúdo de humor antirracista em seu perfil no Instagram, o @ojuliodesa. Na Casa Brasil, ele participará do Campeonato de Queimada e Campeonato de Passinho. 

Já o casal Michele Nascimento e Maurício Ribeiro, do @maisumcasalpreto, soma pouco mais de 120 mil seguidores. Eles postam sobre viagens, moda e diversos outros temas e ficarão encarregados de criar conteúdos no golzinho com traves de chinelo e Campeonato de Samba.

Outra convidada, a influenciadora paulista Naetê Andreo dá dicas de saídas diferentes, viagens e estilo no @naeteandreo, no Instagram, com aproximadamente 44 mil seguidores. Na Casa Brasil, ela criará conteúdos sobre a ativação do Campeonato de Axé e também o Golzinho com traves de chinelos.

Já a influenciadora acreana Raquel Mércia, do @raquelmerciaa, produz conteúdos sobre viagens, esportes e humor. Ela tem pouco mais de 72,4 mil seguidores e foi convidada pela Embratur para criar conteúdos sobre o Campeonato de Queimada, o Campeonato de Baile Charme e, mais uma vez, o Golzinho com traves de chinelo.

Um pouquinho de Brasil
A Casa Brasil está instalada no Parc de La Villette, em Paris, e tem 5 mil metros quadrados. O espaço, idealizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), é ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas de todas as nações, que podem conhecer um pouco mais dos destinos brasileiros.

O espaço fica aberto durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h e, além de ser palco de apresentações culturais e musicais, pode ser usado nas comemorações de cada medalha conquistada pelos brasileiros na Olimpíada. 

A Casa conta com áreas interna e externa. A parte interna tem 2 mil metros quadrados, com estrutura de palco e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos e atrativos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia nacional, como brigadeiro e pão de queijo, além da tradicional caipirinha. 

Na parte externa, com 3 mil metros quadrados, há um gramado sintético onde ocorrem diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações. Toda a estrutura atende aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de CO2.

Os visitantes também têm acesso a uma parede de escalada, pista de skate, quadra de areia, parede instagramável com plantas brasileiras ao fundo e um túnel imersivo que, por meio de painéis, leva brasilidade aos olhos do mundo.