BRASIL NO MUNDO

Casa Brasil levou destinos brasileiros para o mundo e atraiu os olhos da imprensa internacional na Olimpíada de Paris

Planejado para apresentar o Brasil ao turista internacional durante o maior evento esportivo do planeta, espaço exaltou nossa cultura, gastronomia e destinos, e foi destaque em diversas publicações
Marcio Menasce/Embratur
Casa Brasil foi o endereço oficial de torcedores e atletas do Brasil, em Paris, durante os Jogos Olímpicos

21/08/2024 – Pensada para atrair o olhar dos franceses e outros turistas internacionais que acompanharam de perto a Olimpíada de Paris, a Casa Brasil cumpriu sua missão. Uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Embratur e do Sebrae, o espaço atraiu torcedores de todo o mundo e também o olhar da imprensa estrangeira. Toda a experiência imersiva da Casa – montada numa área de 5 mil m² do Parc de La Villette, norte da cidade-sede dos Jogos – foi pensada para convidar os visitantes, durante os 17 dias de competição, a conhecerem os destinos brasileiros.

Um levantamento preliminar indicou pelo menos 21 publicações estrangeiras sobre o espaço. O impresso Télérama, por exemplo, divulgou a programação da Casa na edição de 25 de julho. E sites como o Tendance Hotellerie, Destimag e Le Quotidien destacaram o lançamento da campanha publicitária do Brasil na Europa, que aconteceu em uma solenidade no espaço em 27 de julho, um dia após o início dos Jogos.

Além de potenciais turistas para os destinos brasileiros, o espaço recebeu atletas olímpicos, ex-desportistas e autoridades. Quem passou por lá assistiu a apresentações musicais e de dança, visitaram exposições imersivas, conheceram diferentes experiências e roteiros de viagem, e puderam jogar esportes populares em nosso país, como altinha, frescobol e queimada, além de aprenderem ritmos tradicionais como samba, passinho, forró e axé.

Em 28 de julho, o France Info replicou as primeiras impressões dos visitantes após a abertura da Casa Brasil. Segundo a publicação, os franceses e turistas que foram ao local “não ficaram desapontados”. “Para abrir a quinzena, os organizadores propuseram uma apresentação de samba, que certamente fez o público dançar, mesmo sob um céu cinzento e úmido”, descreveu a jornalista Apolline Merle, que também ressaltou a concorrência pela atração: “filas intermináveis” em frente ao espaço brasileiro.

Em outra publicação, a Fresh Magazine Paris convidou os franceses para conhecerem “um pedaço do Brasil no Parc de la Villette durante os Jogos Olímpicos”, com direito à programação especial oferecida pelo espaço. Outra matéria, do Mister Travel, destacou, além das atividades, experiências imersivas apresentadas na Casa Brasil. “As Cataratas do Iguaçu e a exuberância da Mata Atlântica brasileira farão parte da experiência imersiva que a Agência oferece aos visitantes de todo o mundo na Casa Brasil”, destacou o site. E o Paris.fr colocou o espaço brasileiro entre as casas-país para se visitar.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a repercussão internacional da Casa Brasil. “Foi uma ação estratégica que tivemos com o COB e o Sebrae para mostrar o acolhimento do povo brasileiro e um pouco da nossa cultura e diversidade de destinos, e foi um sucesso. Lá, recebemos muita gente de todos os lugares do mundo e deixamos os visitantes com um gostinho de ‘quero mais’ e muita vontade de visitar o nosso país”, comentou.

“Nós pensamos a Casa Brasil de forma estratégica e lá mesmo, também, fizemos o lançamento da nossa campanha publicitária na Europa, que apresenta nossos destinos e as possibilidades de práticas esportivas em um país onde você sempre ganha ao visitar. São campanhas de TVs, redes sociais, canais de internet e mídias exteriores espalhadas por ruas, em táxis e estações de metrô da França, da Alemanha, da Inglaterra, da Espanha, de Portugal e da Itália. Todos países muito importantes pra gente destacou”, completou Freixo.

Mercado estratégico
O mercado europeu é um dos principais emissores de turistas aos destinos brasileiros. Em 2023, o Brasil foi o destino de longa distância mais procurado pelos turistas de Portugal, com 182.463 desembarques, registrando aumento de 21,85% em relação a 2022. O cenário também é positivo em relação à Alemanha. O Brasil foi o 3º destino com maior volume de viagens dos alemães para a América Latina em 2023, sendo o 1º destino da América do Sul. Foram 158.582 alemães visitando os destinos nacionais, atrás apenas de países europeus como Portugal e França – um incremento de 31,42% de viajantes em relação a 2022.

O Brasil foi, ainda, o principal destino de viagem do Reino Unido para a América do Sul. O volume de viagens ao Brasil cresceu 48,15% em relação a 2022, com 130.239 britânicos em terras brasileiras.

Esta é a segunda vez consecutiva que a Embratur lança a campanha de promoção do Brasil para os europeus na França, historicamente o país que mais envia turistas aos destinos brasileiros. A estratégia de reaproximação com o mercado francês – de 2019 a 2022 a promoção no país europeu foi interrompida – tem dado certo. Em 2023, 187.559 viajantes da França desembarcaram no Brasil, contra 130.910 do ano anterior, registrando aumento de 43%.