EVENTO

Salão Nacional do Turismo: Embratur atualiza Portal de Dados com painéis e informações inéditas para o trade

Com informações sobre o comportamento do turista números informam e auxiliam governos locais e empresas de turismo na tomada de decisão para a promoção internacional de destinos brasileiros
Luiz Henrique Estevam/Embratur
O anúncio do novo portal foi feito pelo gerente de Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro

08/08/2024 – O Portal de Dados da Embratur ganhou quatro novos painéis com informações mais abrangentes e inéditas: percepção da imagem do turista no Brasil, operadores de turismo internacional, fretamento rodoviário internacional e mercado de trabalho no turismo. Além disso, os outros cinco documentos disponíveis no portal foram reformulados para dar mais visibilidade e ampliar os subsídios para o trade turístico. As novas ferramentas foram apresentadas, nesta quinta-feira (8), no Salão Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro.

O anúncio do novo portal foi feito pelo gerente de Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, durante reunião com a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). O presidente da Agência, Marcelo Freixo, destacou a importância do uso de dados e de inteligência na tomada de decisão e no desenvolvimento de estratégias eficientes para atrair os turistas internacionais.

“Pela primeira vez, a Embratur está investindo tanto em dados e inteligência. São esses estudos que permitem que as empresas do trade turístico e os governos, definam estratégias para promover os destinos. Para fazermos um projeto, melhorarmos um serviço, é preciso ter base, estudo. E o novo portal de dados serve pra isso. São dados públicos, com reconhecimento internacional, à disposição de todo o trade, para fortalecermos o turismo internacional no Brasil”, afirmou o presidente.

Novos painéis

Quem procurar o Painel de Dados da Embratur agora encontrará informações sobre turismo de negócios, fretamento rodoviário, números dos estados, imagem e reputação do Brasil, emprego no turismo, jornada dos turistas, insights de mercado, chegadas internacionais, receitas turísticas, malha aérea internacional e sustentabilidade. Em uma busca, é possível encontrar informações como o saldo de empregos em turismo de 2024, que é de 42.508.

Com dados da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), a Embratur organizou diversas informações sobre fretamento rodoviário em um só lugar, como quantidade de bilhetes emitidos e as principais rotas usadas para chegar ao Brasil. O painel é atualizado com frequência e a busca pode ser ainda mais precisa, analisando os dados por ano, países ou estados de interesse.

Já o Market Insights é um documento elaborado pela Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, por meio da Gerência de Mercados Internacionais em parceria com a área de inteligência, que traz um estudo detalhado sobre cada um dos principais emissores de turistas ao país, fluxos, perfil, ciclo de compra da viagem, entre outros dados. E o B2B, voltado para negócios, ajuda os agentes que vendem viagens ao Brasil a entenderem que o país possui opções de roteiros turísticos variadas, com muitas cidades com apelo turístico. 

Para conhecer todos os painéis do Portal de Dados, acesse este link. 

Inovação

O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, também destacou a importância do uso de dados para a inovação no setor do turismo. Ele fez uma lista de várias ações do EmbraturLab e explicou que a inteligência de dados e a participação ativa do trade são fundamentais para apontar o melhor caminho no desenvolvimento de melhorias da experiência do turista e criação de novas formas de explorar o setor.

Entre os casos citados por Edivaldo estão o Rotas Literárias, passeio guiado por áudio e aplicativo de celular que apresenta trajetos do Rio de Janeiro relacionados a autores conhecidos da literatura brasileira. Outro é a parceria com o Google para digitalizar o trade. “Uma atuação integrada e de forma colaborativa é o caminho para acelerar a inovação no setor”, apontou.

 

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.