08/08/2024 – A empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues foi a sétima convidada do Borogodó Cast, o podcast da Embratur em parceria com o Sebrae na Casa Brasil – espaço dedicado a promover o país durante os Jogos Olímpicos de Paris. Em sua participação, nesta quinta-feira (8), Luiza Trajano afirmou que a Casa tem sido um sucesso e cumprido seu papel de divulgar o Brasil para o público estrangeiro.
“É uma maravilha de Casa, que no meio de outras casas imensas, é a mais visitada, com mais fila, mais atividades modernas. Isso é Brasil. Eu fico orgulhosa de ver”, parabenizou a empresária, presidente do Conselho de Administração das lojas de varejo Magazine Luiza. “O Brasil tem uma diversidade para mostrar ao mundo e é isso que precisamos mostrar. Eu sou uma divulgadora desse turismo, porque ele gera aquilo que dá dignidade: emprego”, completou.
Listada pela Revista Time como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo, Luiza Trajano também é conhecida por apoiar projetos sociais. Na Casa Brasil, ela visitou o Cubo Verde Brasil, idealizado pela Embratur e pelo Sebrae, e se encantou com as peças do projeto Mimbó Artesanato, produzidas pela comunidade quilombola localizada no município de Amarante, a 170 km de Teresina, no Piauí.
“É um trabalho lindíssimo. Foi a primeira vez que a comunidade saiu do Brasil e foi uma grande emoção. Também fui nas bordadeiras, que fazem aqueles trabalhos com máquina de costura sem motor. É tudo muito lindo”, afirmou.
Antes de Luiza, o Borogodó Cast recebeu a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, a atleta olímpica Bruna Alexandre, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o carnavalesco Milton Cunha, o ex-jogador Raí, a ex-jogadora Formiga e o influenciador Julio de Sá.
Ações na Casa Brasil
O Borogodó Cast, apresentado por Nana Lopes e Raoni Oliveira, faz parte das estratégias de comunicação da Embratur para ajudar na promoção do Brasil para o mundo e é veiculado a cada dois dias durante os Jogos Olímpicos, com exibição no canal do Youtube da Embratur, Canal Gov, TV Brasil, TVE, entre outros.
Além da transmissão do podcast, a Embratur adotou como ferramenta de divulgação do Brasil ativações com influenciadores em esportes tradicionais de rua e de praia do país: golzinho com traves de chinelos, altinha, frescobol, elástico, três cortes, queimada, capoeira, disputas de passinho, entre outros.
A Casa Brasil está instalada no Parc de La Villette, em Paris, e tem 5 mil metros quadrados. O espaço, idealizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), é ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas de todas as nações, que podem conhecer um pouco mais dos destinos brasileiros.
Veja o episódio completo acessando o link: https://youtu.be/9S6xTsI2NT8?feature=shared.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.