09/08/2024 – A beleza das Cataratas do Iguaçu e a imensidão da Itaipu Binacional foram alguns dos destaques da viagem de familiarização (famtour) com sete operadores de turismo do Peru e México, entre os dias 4 e 8 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). O grupo conheceu as belezas naturais da região e viveu várias experiências culturais e gastronômicas. Organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, a famtour permite que estes profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seus países.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, essa é uma oportunidade de ampliar a conexão entre as empresas de turismo brasileiras e estrangeiras para aumentar a comercialização de pacotes de viagem no exterior com destino ao Brasil.
“O Brasil é um destino encantador e que atrai os mais variados públicos. Mexicanos querem viver experiências com muita natureza, ecoturismo e aventura, enquanto os peruanos querem aproveitar sol e praia. Mostrar aos operadores estrangeiros o nosso potencial é uma forma de despertar neles a vontade de levar o Brasil para fora. Atraindo mais turistas, vamos gerar emprego e renda para o povo brasileiro”, destaca Freixo.
Três operadores do Peru e quatro do México aproveitaram as Cataratas, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, e mergulharam na riquíssima cultura, gastronomia e natureza do Paraná. Dentre as experiências vividas pelo grupo estão o Marco das Três Fronteiras, visita à Casa de Artesanatos Três Fronteiras, passeio de catamarã com jantar a bordo, city tour em Foz do Iguaçu e passeio de helicóptero.
“Estamos muito agradecidos com a Embratur por ter nos convidado para essa famtour. Creio que será uma grande ação de trabalho para ver como podemos, cada vez mais, vender melhor o Brasil para todo o mundo”, afirmou o operador mexicano José Francisco Trauwitz Echeguren, que atua pela empresa Pe-Tra.
O impacto das viagens de familiarização também reflete no aumento de turistas internacionais no Brasil. Só no primeiro semestre de 2024, 61.214 viajantes peruanos desembarcaram no país, 29,40% a mais que no mesmo período do ano passado (43.217). Em busca de natureza, ecoturismo e aventura, 45.444 mexicanos também visitaram os destinos brasileiros no primeiro semestre de 2024, 19,60% a mais que o registrado no mesmo período de 2023 (36.535 turistas).
Salão Nacional do Turismo
Nesta quinta-feira (8), os operadores do Peru e México desembarcaram no Rio de Janeiro (RJ) para participar de um grande encontro no Salão Nacional do Turismo. O evento, que ocorre entre quinta e domingo (11), reúne a maior quantidade de experiências e atrativos turísticos do Brasil apresentados por governos estaduais e municipais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional. São diversos estandes distribuídos numa área de 40 mil m², e a expectativa é que a 8ª edição do Salão reúna cerca de 120 mil visitantes.
A agenda da Embratur no Salão será voltada à internacionalização do evento. A Agência também está levando outros 15 operadores internacionais que estavam no Brasil em outras duas famtours, totalizando 22 pessoas. Eles irão participar de duas rodadas de encontros de relacionamento com 32 DMCs brasileiros e 18 experiências selecionadas pelo Sebrae no espaço Núcleo do Conhecimento, para fomento de negócios e criação de networking. Os encontros de relacionamento no Salão Nacional do Turismo contarão com 27 atendimentos de 10 minutos cada, totalizando 605 reuniões.
Além dos operadores, cinco jornalistas estrangeiros foram convidados para uma press trip por Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ) e também participam do Salão. Dois jornalistas do Chile e três da Argentina estiveram na abertura do evento e farão passeios pelos estandes onde vão ter uma apresentação das experiências brasileiras, além de entrevistar o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Os comunicadores estão no Brasil para conhecer a diversidade cultural brasileira e fortalecer ainda mais a imagem do Brasil como um destino turístico imperdível.
Balanço
O ano de 2023 foi positivo para as viagens de familiarização da Embratur. Ao todo, foram 54 convidados da Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Inglaterra, México, América do Norte, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Eles conheceram destinos no Norte (Manaus e Parintins); Nordeste (Campina Grande, Caruaru, Recife e Fernando de Noronha); Sudeste (Rio de Janeiro); Centro-Oeste (Jalapão e Chapada das Mesas) e Sul (Foz do Iguaçu).
Além desses roteiros, a Embratur levou operadores internacionais para a Rota das Emoções, em outra famtour organizada em parceria com o Sebrae, que passou pelo Ceará, Maranhão e Piauí.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.