LANÇAMENTO

Presidente da Embratur faz balanço dos trabalhos da Agência no lançamento do Plano Nacional do Turismo

A solenidade, que contou com as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do ministro do Turismo, Celso Sabino, aconteceu no Salão Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro
Lucas Tavares/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, discursou em eventos e destacou de bom momento do setor turístico

09/08/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do lançamento do Plano Nacional do Turismo (PNT). A solenidade, que contou com as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do ministro do Turismo, Celso Sabino, aconteceu no início da noite desta sexta-feira (9), no Salão Nacional do Turismo, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento segue até domingo (11).

Em sua 8ª edição, o Salão Nacional do Turismo é a feira que reúne o maior número de destinos naturais para fomentar negócios, promover boas práticas e apresentar novos produtos. A Embratur trabalha para a internacionalização do evento. O PNT é o documento que define as metas a serem alcançadas pelo setor nos próximos três anos. 

Antes de abordar o tema do encontro, Freixo lamentou o acidente aéreo em Vinhedo (SP), que deixou mais de 60 mortos. “A minha solidariedade às 61 famílias nesse acidente aéreo que a gente teve hoje. O governo já está voltado para esse acolhimento a essas famílias”, disse. 

Em seguida, o presidente da Embratur fez um balanço da importância do setor de turismo e do turismo internacional para o Brasil e elogiou Sabino pelo evento. “O presidente Lula afirma, e a gente usa muito essa frase, que o Brasil voltou. E vendo essa camisa com a Marca Brasil, propositalmente, para dizer que a retomada da Marca Brasil, foi uma conquista de todos. É esse Brasil que volta, esse Brasil da democracia, do diálogo, esse Brasil que é bom para ser visitado, da diversidade que a gente encontra aqui no Salão do Turismo”, disse.

Freixo lembrou, também, que o turismo representa, no Brasil, 8% do PIB e que, nos primeiros seis meses de 2024, a entrada de divisas internacionais foi de US$ 3,7 bilhões, valor recorde. “O turismo é a possibilidade concreta de a gente gerar emprego, renda, com sustentabilidade, democracia, chegando a todos os lugares que a gente pode chegar. Pensando no turismo de base comunitária, no turismo internacional e na diversidade. E isso nós construímos, um país bom pra se viver. Não existe um Brasil para o turista e outro para o brasileiro. É um Brasil só, um Brasil bom pra se viver e bom pra ser visitado”, completou.

Já o vice-presidente da República destacou a importância do momento econômico do país para o turismo. “Esse ano, vamos trazer mais gente pra cá. O câmbio vai ajudar, porque está mais barato fazer turismo no Brasil, e mais caro sair do Brasil, então as pessoas vão fazer mais turismo interno. O desmatamento caiu, e isso é bom pro turismo. Em 2022, foram 10 mil km² de matas desmatadas na Amazônia. Isso despencou pra metade, e esse ano outra metade pra baixo; a meta é desmatamento ilegal zero”, elencou Alckmin.

“Então, todo o apoio ao turismo. Todo o apoio ao setor que distribui renda. Muita pequena e média empresa que não é de capital intensivo, mas é de mão de obra intensiva. Emprega muita gente e gera emprego. Bom trabalho”, elogiou.

Já Celso Sabino lembrou que o governo Lula “está muito animado com os resultados que o turismo tem dado na economia brasileira”. “Já passamos de 250 mil novos empregos gerados na indústria do turismo desde 1º de janeiro de 2023 até agora, julho de 2024. Ano passado alcançamos todos os números no turismo no período de pré-pandemia, e esse ano de 2024 estamos superando com folga todos os números do turismo de 2003”, comemorou.

“Nós, no ano passado, já batemos recordes de turistas brasileiros viajando dentro do Brasil. Só de avião, foram mais de 112 milhões de bilhetes. Também, no turismo internacional, no ano passado, batemos o recorde de gastos de turistas estrangeiros no Brasil, de novas arrecadações para a economia brasileira. E esse ano, a nossa perspectiva é bater o nosso novo recorde do ano passado, de superar a marca”, disse.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.