RIO DE JANEIRO

Salão do Turismo: apresentação da Embratur no Fornatur destaca novo olhar sobre dados e mais proximidade com o trade

Encontro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo aconteceu no terceiro dia da 8ª edição do evento
Luiz Henrique Estevam/Embratur
O encontro ocorreu na tarde deste sábado (10) durante a 8ª edição do Salão Nacional do Turismo

10/08/2024 – O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e o gerente de Inteligência de Dados da Agência, Fábio Montanheiro, apresentaram, durante a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) as ações e estratégias para promoção internacional dos destinos brasileiros para o segundo semestre de 2025 e para 2025. O encontro ocorreu na tarde deste sábado (10) durante a 8ª edição do Salão Nacional do Turismo.

O Salão Nacional do Turismo começou na última quinta-feira (8) e termina neste domingo (11). O evento reúne a maior quantidade de experiências e atrativos turísticos do Brasil apresentados por governos estaduais e municipais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional. São diversos estandes distribuídos em área de 40 mil m², e a expectativa é que a 8ª edição do salão reúna cerca de 120 mil visitantes.

A intenção da apresentação, conforme explicou Bruno Reis, é aproximar ainda mais a Embratur do trade turístico, promovendo o diálogo e fortalecendo a promoção internacional. Reis e Montanheiro destacaram a importância do dados disponibilizados pela Agência.
O gerente de dados da Agência já tinha anunciado, na sexta-feira (9), durante o encontro da reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), também no Salão Nacional do Turismo, os novos paineis do Portal de Dados da Embratur.

De acordo com Bruno Reis, um dos passos importantes da estratégia da Embratur nesse período é justamente uma mudança no olhar sobre os dados. “A gente sempre olha o emissor dentro do Brasil. Se for um italiano, por exemplo, temos que ter um olhar sobre esse turista no mundo. Para qual país estamos perdendo esses turistas?”, questionou. “A gente capta 27% do mercado paraguaio, mas outros, a gente fala de 0,1%, 0,4%. É importante olhar para o mercado concorrente. Como a Colômbia se posiciona para o mercado inglês, por exemplo, ou como o Peru se comporta com o mercado americano”, explicou.

Reis destacou, entre as ações da Agência, as campanhas publicitárias direcionadas que aconteceram este ano, que estão em curso e as planejadas. Em março, a Embratur fez uma campanha nos Estados Unidos voltada para o afroturismo, apresentando destinos diversos para turistas que buscam este segmento.

Em julho, no início da Olimpíada de Paris, teve início uma campanha em cinco países da Europa apresentando as práticas esportivas em destinos brasileiros. Há, ainda, uma campanha prevista para a América do Sul e outra para divulgar a Amazônia também nos EUA.

Dados e inteligência

Fábio Montanheiro, por sua vez, destacou a importância de o trade usar as novas informações do portal de dados da Agência para dar mais efetividade aos projetos e tomadas de decisão tanto nos governos municipais e estaduais quanto no setor privado. “Quero deixar um convite a todos vocês para que nos consultem sempre que precisarem. Todas as informações que precisarem, inclusive de previsibilidade”, disse. “Temos como levantar, por exemplo, o crescimento previsto de chegadas internacionais na semana em que São Paulo está recebendo um jogo dos Estados Unidos. Então, solicitem as informações. Nós disponibilizamos uma série de paineis de dados novos em comparação com os que já existiam de entrada de turistas e malha aérea internacional. O painel de chegadas ganhou mais informações, mais estatística e a provisão de chegada para os próximos quatro anos”, detalhou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, já tinha destacado o caminho que a Embratur está seguindo de proximidade com o trade turístico. “Quero dizer que a Embratur tem muitas ferramentas que podem ser utilizadas por todo o trade, press trip, famtour, os workshops, a promoção do Brasil nos mercados, mas é muito importante a elaboração conjunta, a participação conjunta, e não só uma boa prestação de contas. A possibilidade de a gente trabalhar juntos pensando em cada mercado, pensando em cada produção, pensando nos caminhos para fazer o Brasil crescer e se consolidar dentro desse movimento gerador de emprego e renda”, disse horas antes, durante o encontro do Conselho Nacional de Turismo (CNT).

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.