DIÁLOGO COM O TRADE

“Uma nova fase da Embratur”, diz Marcelo Freixo sobre relação mais próxima com estados e municípios durante evento em São Paulo

Presidente da Agência participou de encontro com representantes do turismo paulista e reforçou a importância de se conectar cada vez mais com o trade
Ricardo Valarini/Embratur
Encontro reuniu mais de 120 representantes do trade do estado de São Paulo em hotel da capital paulista

13/08/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de um encontro com representantes do trade turístico do estado de São Paulo, nesta terça-feira (13). Acompanhado do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Bruno Reis, e do gerente de Inteligência de Dados e Competitividade, Fábio Montanheiro, Freixo esteve na capital paulista a convite do Visite São Paulo Convention Bureau. Na ocasião, falou sobre a importância de estabelecer uma maior proximidade com o trade turístico nos estados e municípios.

O presidente da Agência, que nesta segunda (12) já havia cumprido agenda de mesmo teor no Rio de Janeiro com o trade fluminense, afirmou que a Embratur tem construído um caminho de passos comuns junto aos representantes do turismo estaduais e municipais. 

“Desde o início da nossa gestão, em 2023, temos tido um olhar diferente sobre o papel do turismo, sobretudo o papel do Brasil no turismo internacional. Criamos um ambiente de bastante confiança com o trade de todas as regiões do país e estamos levando o turismo e a cadeia turística a outro patamar. E queremos continuar com esse trabalho que leva o Brasil para fora, que gera emprego e renda, além de consolidar o Brasil como uma opção viável e interessante para os turistas internacionais”, pontuou Freixo para os 125 representantes do trade paulista que compareceram ao encontro. 

De acordo com o Portal de Dados da Embratur, o estado de São Paulo é a principal porta de entrada dos visitantes internacionais. Em 2024, foram mais de um milhão de turistas estrangeiros, segundo os registros mensurados até agosto deste ano. 

Segundo o presidente do São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, a parceria da Embratur é estratégica para manter o estado paulista no ranking da chegada de visitantes estrangeiros. 

“Receber a Embratur neste evento é estratégico e importante para falarmos sobre o planejamento para os próximos meses e a importância do Convention Bureau e seus associados se integrarem a essas ações para promover o Brasil, promover São Paulo, e fazer com que o Brasil seja mais conhecido no exterior”, ressaltou Sando. 

A secretária adjunta de Turismo de São Paulo, Luciane Farias, também celebrou o diálogo permanente. “Esse encontro foi extremamente importante para o turismo no Brasil e no estado de São Paulo. Há um ano e meio, quando Freixo esteve aqui pela primeira vez, fomos surpreendidos com a excelente equipe e planejamento apresentados. Hoje, estamos vendo esses excelentes resultados. Ganha São Paulo e ganha o Brasil”, avaliou. 

Novos rumos
À frente da Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis apresentou aos participantes do evento os resultados deste primeiro um ano e meio de gestão e antecipou um pouco do planejamento da Agência no segmento de feiras, além das press trips e famtours programadas até dezembro de 2025. 

“Nosso objetivo é mostrar o que a Embratur pode entregar ao trade, como funcionam as ferramentas de que dispomos para realizar a promoção internacional e o nosso planejamento de ações até 2025. Com essa antecipação, queremos que Embratur e os gestores públicos e privados tenham uma estratégia coerente e atuem conjuntamente sob a orientação da geração de novos negócios”, ressaltou.  

Reis também falou sobre a importância de se observar o mercado dos estrangeiros que optam por outros destinos. “É muito importante entender o perfil do turista que visita o Brasil, mas nosso esforço agora é compreender o turista que não está vindo ao nosso país, porque aí está a nossa oportunidade de ampliação da entrada de viajantes e de geração de receitas. Nós sabemos quais são os diferenciais competitivos do Brasil e construímos a estratégia de ação nos mercados. Agora queremos avançar na elaboração da estratégia de atuação a partir de nichos e segmentos”, comentou. 

Novo portal de dados
Na ocasião, o gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur, Fábio Montanheiro, apresentou os principais dados do turismo internacional no Brasil e as novas funcionalidades do Portal de Dados da Agência. 

O gerente ainda fez uma prospecção de crescimento nos mercados estratégicos em 2024, falou dos resultados de ingresso e receitas, além da projeção de se chegar a oito milhões de turistas em 2027. Ele também fez um apanhado sobre os impactos da realização de eventos em São Paulo – trabalho em andamento fruto de parceria com a São Paulo Turismo. Segundo ele, os dados são importantes na assertividade das estratégias.

“A Embratur tem na inteligência de dados o farol para a análise de tendências e tomada de decisões sobre as ações de promoção internacional”, completou Montanheiro. 

Também participaram do encontro o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto Lucena (por videoconferência); o secretário de Turismo da cidade de São Paulo, Rui Alves; o diretor do WTC Sheraton, Fernando Guinato; a presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro; além do presidente e presidente-executivo da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE), Paulo Ventura e Paulo Octávio Pereira, respectivamente.