INOVAÇÃO NO TURISMO

Rio Innovation Week: Com foco em ESG, Embratur lança programa de aceleração e aborda inovação no turismo

Em evento no Rio de Janeiro, Agência lançou edital do Pré_AceleraTUR e apresentou painel sobre como soluções de inovação e sustentabilidade são diferenciais no turismo do futuro
Divulgação/Rio Innovation Week
Embratur apresentou novidades, como o programa de aceleração de startups Pré_AceleraTUR, em evento no Rio

16/08/24 – Pelo segundo ano consecutivo, a Embratur esteve presente no Rio Innovation Week, considerado o maior de tecnologia e inovação do país, no Rio de Janeiro. Nesta edição, a Agência apostou em sustentabilidade e lançou o Pré_AceleraTUR, programa de aceleração de startups voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para conferir maior sustentabilidade aos serviços do turismo.

O programa do EmbraturLAB, que tem a parceria do Parque Tecnológico da UFRJ e do Sebrae, irá fomentar práticas de ESG (ambiental, social e governança) em micro e pequenas empresas (MPEs) do setor de turismo. Segundo o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, esse é um dos pilares de trabalho da Agência. 

“Começamos a nossa parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e lançamos o nosso edital do Pré_AceleraTUR. A ideia é trazer startups que trabalhem com o tema ESG e implantar isso no turismo. No turismo internacional, que é o foco da Embratur, é uma condição obrigatória você investir em processos cada vez mais sustentáveis. Principalmente o turista internacional tem esse olhar, tem essa cobrança e o turismo internacional no Brasil vem crescendo significativamente. Investir em sustentabilidade passou a ser prioritário para que a gente possa atrair e ampliar esses mercados que trazem muito emprego pro Brasil”, pontuou. Conheça o programa acessando: https://www.parque.ufrj.br/preaceleratur/.

Ainda no Rio Innovation Week, Gevaerd participou, nesta sexta-feira (16), do painel “Como a inovação prepara as micro e pequenas empresas para o turismo do futuro”. Na ocasião, ele reforçou que a inovação e a tecnologia são cruciais para a implementação das práticas ESG e, com isso, estarem ainda mais presente no mercado competitivo mundial.

“As startups e as empresas de base tecnológica têm o potencial de desenvolver soluções inovadoras que podem transformar o setor de turismo, sobretudo com o uso de tecnologias para monitorar e reduzir o impacto ambiental, melhorar a eficiência operacional e criar novas experiências turísticas sustentáveis. Essa integração de soluções tecnológicas pode ajudar as micro e pequenas empresas a superar os desafios associados à adoção de práticas ESG e a se tornarem mais competitivas no mercado global”, avaliou.

Ações ESG na Embratur
A estratégia ESG começou a ser implementada na Embratur no início de 2023. A sigla significa Environmental (ambiental), Social e Governance (governança) representa uma mudança de mentalidade sobre práticas sustentáveis relacionadas ao meio ambiente e ao ambiente de trabalho, impacto social e mudanças nas estruturas e práticas de governança corporativa da organização.

As ações ESG da Embratur incluem uma série de iniciativas estratégicas, como a substituição de plásticos de uso único por materiais biodegradáveis em todas as atividades internas; a inclusão obrigatória de critérios ESG em todos os editais e políticas externas, e a promoção de práticas de sustentabilidade no turismo brasileiro, assegurando que as ações da Embratur contribuam para a preservação ambiental, a inclusão social e a governança transparente. 

Essas ações reforçam o compromisso da Embratur em integrar práticas ESG em todas as suas operações, promovendo um desenvolvimento turístico responsável e alinhado com as demandas globais por sustentabilidade.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.