PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur defende criação de film commission nacional durante fórum de audiovisual em Fernando de Noronha

Presidente da Agência, Marcelo Freixo, ressaltou durante o Noronha 2B Film Commission Fórum o potencial do Brasil de atrair grandes produções cinematográficas e ampliar a entrada de turistas estrangeiros no país
Divulgação/Embratur
O presidente Marcelo Freixo participou de diversas palestras do fórum em Noronha

20/08/2024 – Empenhada em fortalecer o audiovisual no Brasil como relevante ferramenta de promoção internacional de destinos nacionais, a Embratur apoiou a Noronha 2B Film Commission Fórum, encontro de film commissions estaduais e municipais em Fernando de Noronha (PE). 

Em dois dias de fórum, a Agência participou de diversos painéis ligados ao setor, ressaltando o potencial de promoção internacional do Brasil a partir das produções audiovisuais. Durante o evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou como esse setor fomenta a indústria do turismo mundialmente e defendeu a criação de uma film commission nacional – estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. 

“São 100 milhões de pessoas no mundo que escolhem seu destino a partir de uma série ou filme que assistiram. A gente está falando de uma possibilidade de receita, de geração de emprego, de um turismo que pode gerar uma nova forma de emprego e renda no Brasil. Eu estou muito convencido de que a gente tem que criar uma film commission nacional”, defendeu Freixo. “É um debate muito mais sustentável, muito mais compatível com o século 21. Se eu tenho uma ferramenta como essa, eu posso ter política pública sobre isso. Eu vou ter política pública sobre o audiovisual vinculado à cultura e ao turismo”, completou.

Além de atuar como patrocinadora do evento, a Embratur tem atuado na articulação com atores do governo para fortalecer o audiovisual no Brasil, por considerar que a produção de filmes e séries é importante ferramenta de promoção internacional de destinos brasileiros.

O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, também participou do fórum e debateu com os presentes, entre outros temas, a importância e o potencial do turismo audiovisual para o Brasil e da “necessária relação entre o turismo e o audiovisual”. “Fernando de Noronha é um destino que abraça isso, o potencial de promoção de imagem de um destino a partir das ferramentas do audiovisual”, explicou.

Trabalho de articulação

Na última quarta-feira (14), Freixo e Christiano Braga tiveram encontro com a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Oliveira Gonzaga, onde também falaram sobre film commissions. Na reunião, que aconteceu na sede da Embratur, Joelma destacou que o debate sobre a criação de um órgão nacional será feito em um grupo de trabalho de internacionalização do cinema nacional, que envolve o Minc, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a ApexBrasil e a Agência.

Visite Noronha

Na esteira da valorização do turismo, do meio ambiente e do patrimônio histórico em por meio do audiovisual, Fernando de Noronha também inaugurou, este mês, o Convention e Visitors Bureau (CBV) Visite Noronha, com mais de 60 empresas associadas. Durante a viagem para o fórum, Freixo se encontrou com o presidente da entidade, Hayrton Almeida, criador e diretor da Atalaia turismo.

Hayrton e o presidente da Embratur também participaram, durante o Noronha 2B Film Commission Fórum, de uma roda de conversa sobre turismo, economia criativa e patrimônio histórico. Além do encontro com Hayrton, Freixo participou, na segunda-feira, de um almoço com o trade turístico, que aconteceu na casa da administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa.