AUDIOVISUAL

Embratur e Ministério da Cultura discutem participação do Brasil no Festival de Cannes 2025

Reunião nesta quarta-feira (14) serviu para debater sobre como será a apresentação do país no encontro que acontecerá em maio; o presidente da Agência, Marcelo Freixo, e a secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Oliveira Gonzaga, também trataram da criação de uma film commission nacional
Renato Vaz/Embratur
Embratur e MinC vão compor grupos de trabalho para debater os temas

14/08/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, teve um encontro com a secretária de Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Oliveira Gonzaga, para discutir como a Agência pode participar nos esforços da pasta para a apresentação do Brasil no 78º Festival de Cinema de Cannes, na França, que acontecerá de 13 a 24 de maio de 2025. Freixo e Joelma também discutiram os trabalhos de articulação para a criação de uma film commission nacional.

A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), na sede da Embratur. No caso do Festival de Cannes, a Agência se colocou à disposição para ajudar o ministério em todas as etapas do planejamento. “Está mais que batido o martelo para trabalharmos juntos”, destacou Freixo. “É um lugar de promoção importantíssimo, que atrai os olhos do mundo inteiro e falamos de um olhar que tende a gostar do Brasil, que é um país muito mais conhecido do que a gente imagina”, completou.

Além de Freixo e de Joelma, participaram da conversa o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, e, acompanhando a secretária, o coordenador geral de Difusão e Internacionalização da Secretaria de Audiovisual do MinC, André Araújo.

Film Commission

Assim como a participação do Brasil em Cannes, as discussões sobre a criação de uma Film Commission nacional também serão realizadas em um grupo de trabalho. O objetivo será a internacionalização do cinema nacional, que envolve o Minc, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a ApexBrasil e a Embratur.
Joelma destacou que a pasta prepara o Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual, que poderá servir como balizador para a criação do órgão.

A Embratur tem atuado na articulação com atores do governo para fortalecer o audiovisual no Brasil, por considerar que a produção de filmes e séries é uma importante ferramenta de promoção internacional de destinos turísticos. A estratégia, conforme destacou diversas vezes o presidente Marcelo Freixo, já trouxe retornos positivos para países como a Espanha e a Coreia do Sul, por exemplo.

Film commissions são estruturas públicas com o objetivo de promover as qualidades e atratividades de um destino para receber gravações. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual.

Para Christiano Braga, o encontro “consolida a parceria que a Embratur tem com o Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, para discutir temas relevantes para o audiovisual, mas que impactam no turismo audiovisual”.