PROMOÇÃO DE DESTINO

Embratur e Governo do Maranhão reforçam força turística dos Lençóis Maranhenses em artigo na Folha de São Paulo

Presidente da Agência, Marcelo Freixo, e vice-governador do estado, Felipe Camarão, falam sobre os atrativos e ações que vão ampliar turismo no destino que foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade
Sebrae Embratur
Estados Unidos são o país que mais enviam turistas internacionais à região, atualmente

22/08/24 – A beleza dos Lençóis Maranhenses foi o destaque do artigo assinado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pelo vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, no jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira (21). Recentemente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. 

No artigo, que exalta os atrativos, a gastronomia e, sobretudo, a natureza do local, o presidente da Embratur afirmou que muito da ampla visibilidade atual é resultado dos investimentos do Governo do Maranhão e do governo federal.

“Com a redescoberta desse paraíso natural que é Lençóis Maranhenses, o governo federal tem investido na infraestrutura das cidades que abrigam o parque, como melhoria das estradas, pontes e do aeroporto. A Embratur quer que esse destino conquiste o mundo e para isso estamos ampliando, com o governo do Maranhão, um plano de promoção de turismo internacional para Lençóis”, reforçou. 

A estratégia conjunta da Agência e do governo maranhense é, entre outras ações, ampliar a conectividade aérea do estado, divulgar os destinos maranhenses nas feiras internacionais do segundo semestre e, em 2025, dar destaque para os Lençóis Maranhenses na campanha publicitária da Agência nos Estados Unidos. 

Visitantes internacionais
Depois da conquista do título da Unesco, os turistas estão (re)descobrindo os Lençóis Maranhenses. Segundo informações do Portal de Dados da Embratur, os EUA são o país que mais enviam turistas para o Maranhão. Os norte-americanos representam 18% do total de visitantes, seguidos de turistas de Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. Em geral, esses turistas permanecem 22 noites ou mais no destino (34,8%) e viajam sozinhos (45,6%) ou em duplas (27,4%). 

Para chegar ao Maranhão, metade dos viajantes faz uma conexão e 41% fazem duas, sendo que os principais portões de entrada nacionais são Guarulhos, em São Paulo (51%), e Brasília, Distrito Federal (5,4%). As principais companhias aéreas que atendem o estado são a Latam (64,4%), a Gol (10,9%) e a Azul (6,5%).

A Embratur já tem trabalhado o estado e os destinos maranhenses em diversas ações internacionais. Em 2023, a Agência realizou um roadshow em São Luís aos operadores, agências e companhias aéreas da Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia; promoveu o Workshop Conexão Embratur 2023 “Guia para a competitividade e Promoção Internacional do Turismo” para 30 participantes na cidade de Barreirinhas (MA), além de duas famtours (viagens de familiarização) pela Rota das Emoções, com operadores do Reino Unido, e Chapada das Mesas, e com profissionais da Espanha e Portugal. 

A campanha publicitária da Agência para a Europa, em 2023, também elegeu os Lençóis Maranhenses como destino destaque.

“Destino único”
No artigo, Marcelo Freixo definiu com o sinônimo de ‘ímpar’ o destino recém-descoberto por turistas nacionais e internacionais.

 “Único —que, por definição do Dicionário Michaelis, quer dizer que ‘não existe outro de sua espécie’— é possível que seja a palavra que mais se assemelhe a todo tipo de experiência que pode ser vivida naquele lugar e que faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o destino perfeito para aqueles que buscam aventura e contemplação de belezas naturais, mas sem perder de vista a preservação da natureza e o respeito às comunidades tradicionais”, escreveu o presidente da Embratur. 

Leia o artigo na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/08/lencois-maranhenses-patrimonio-do-maranhao-do-brasil-e-agora-de-todo-o-planeta.shtml.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.