AUDIOVISUAL

Projeto que conta história e legado de Chico Mendes terá apoio da Embratur

A iniciativa, denominada Plataforma Chico Vive, envolve a produção de um longa-metragem de ficção e outras ações cinematográficas que se encaixam no projeto de film commission nacional, defendido pelo presidente da Agência, Marcelo Freixo
Pércio Campos/Embratur
Entre as ações da Embratur para apoiar o projeto estão articulações com entidades e associações com interesse mútuo

28/08/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu o ator e produtor Bruno Gagliasso, acompanhado da diretora e CEO da produtora Escarlate, Joana Henning, nesta terça-feira (27), na sede da Agência, em Brasília. No encontro, Freixo tratou sobre o apoio a um projeto audiovisual que contará a história e o legado do seringueiro, sindicalista e ativista político Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes.  

O projeto, denominado Plataforma Chico Vive, envolve a produção de um longa-metragem de ficção, um documentário biográfico, ações em redes presenciais e digitais ligadas à juventude e natureza e uma premiação cinematográfica. As filmagens serão na Amazônia, mais precisamente no Acre, onde Chico viveu e lutou. 

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a plataforma se encaixa na estrutura de film commission nacional, que tem como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. “Das maiores economias do mundo, só o Brasil que ainda não tem uma film comission nacional. Filmar na Amazônia só nos mostra que estamos no caminho certo na defesa desse projeto”, afirmou Freixo. 

Entre as ações da Embratur para apoiar o projeto, está a articulação com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), por meio de diálogos com companhias aéreas (GOL e Latam), e com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. Freixo também irá trabalhar em conjunto com a equipe do projeto  para divulgação do material como film commission no exterior. 

De acordo com o ator e produtor Bruno Gagliasso, o projeto não se limita ao filme. Ele marca uma aposta na mudança de mentalidade. “A Plataforma Chico Vive não é só um filme, é um conjunto de ações que pretende dialogar e combater o racismo ambiental e causar impacto positivo no mundo. Com ele, também queremos criar um Manual de Cinema Sustentável e popularizar os temas ambientais”, explicou.

O projeto audiovisual contará ainda com a participação de alguns dos grandes nomes do cinema como o produtor Jorge Paz, os diretores Sérgio Machado, Walter Salles, Sérgio de Carvalho e Rafael Dragaud, além do roteirista Milton Hatoum. 

Também participaram da reunião o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, e do assessor de ESG da Agência, Paulo Albuquerque.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.