Junto ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da Embratur, Carlos Brito, visitou neste sábado (12/6) três atrações turísticas no Rio de Janeiro (RJ). Acompanhados também da secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, eles estiveram nas instalações do AquaRio e da RioStar e, em seguida, do Bioparque.
Na parte da manhã, o AquaRio, maior Aquário Marinho da América do Sul, com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros d’água foi visitado. O local conta com 5 mil animais de 350 espécies do Brasil e do mundo, divididos em 28 recintos. Em seguida, após breve caminhada, foi a vez da Rio Star, a maior roda-gigante da América Latina, com 88 metros de altura. O equipamento tem 54 cabines e pode receber até 10.500 pessoas por dia.
Por fim, as autoridades estiveram no Bioparque, que funciona no mesmo local do zoológico do Rio de Janeiro, um dos mais antigos do país. A atração se transformou em centro de conservação da biodiversidade focado no bem-estar animal, aliando educação e pesquisa, por meio de parceria com as instituições de pesquisa e universidades de todo país.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, salientou que as atrações visitadas estão no mesmo nível de grandes parques espalhados pelo mundo. Para ele, o Brasil será a “bola da vez” do turismo mundial no pós-pandemia. “Seguimos nossa missão de fortalecer o turismo e conhecer importantes destinos e atrações pelo Brasil. Fiquei impressionado com a beleza, a organização e o profissionalismo das equipes e de tudo que elas oferecem”, declarou. “Os parques já estão com cerca de 70% do movimento pré-pandemia, com a atração de inúmeros turistas por ano”, completou.
O CEO do Grupo Cataratas, que faz a gestão do AquaRio, Pablo Morbis, destacou o aumento da busca por turistas ao equipamento, que adotou todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo. “O turismo está se recuperando. A gente teve os meses de março e abril muito difíceis, mas a gente começou a sentir a recuperação. O mês de maio foi muito bom e o mês de junho também está sendo: chegamos a cerca de 70% da nossa movimentação antes da pandemia”, disse.
O vice-presidente de operações da Gramado Parks, Ricardo Pinheiro, responsável pela Rio Star, ressaltou a expectativa para a retomada do turismo e pontuou as singularidades da maior roda-gigante da América Latina. “Nós temos uma capacidade para 10.500 pessoas por dia. Temos um aplicativo de realidade aumentada que ajuda o turista a conhecer, durante a volta na RioStar, os pontos turísticos do Rio de Janeiro com uma breve descrição”, explicou.
Manoel Browne, diretor da Operação Rio do Grupo Cataratas, responsável pelo BioParque, comemora a volta do turismo e reforça todos os cuidados adotados para receber os visitantes. “Nós voltamos com todos os protocolos de segurança. Neste momento de restrição estamos recebendo entre 3.000 e 7.000 pessoas, com a expectativa de 1 milhão a 1,4 milhão de pessoas por ano visitando o BioPaque”, registrou.
Ressaltando que o Rio de Janeiro é o principal portão de entrada de turistas estrangeiros ao Brasil, o presidente da Embratur salientou que promover a cidade maravilhosa e seus atrativos é prioridade para a Embratur. “Levaremos o Rio de Janeiro ao exterior a partir de julho, quando a Embratur voltará a realizar a promoção internacional dos destinos brasileiros. O mundo está ansioso para visitar o que visitamos hoje”, salientou Carlos Brito.
*Com informações do Ministério do Turismo