Nesta terça-feira (15/6), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o diretor de Marketing Comunicação e Inteligência da Agência, Silvio Nascimento, receberam a visita da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (PE), a ACIC-Caruaru. Na oportunidade, a presidente da Associação, Ivania Porto, os diretores da Instituição Geraldo Jorge, Wamberto Barbosa e André Teixeira, que também é Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caruaru, e a diretora executiva da Entidade, Carolina Campos, apresentaram o potencial turístico de Caruaru e o calendário de eventos da Associação que movimenta a economia da cidade.
Iniciativas como a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, os circuitos do Café e da Pizza, o Salão Imobiliário, o Encontro da Beleza e o MUDE- Mulheres Dinâmicas e Empreendedoras ganharam destaque na reunião. “A Acic se orgulha por poder contribuir com o crescimento de Caruaru de maneira tão efetiva e sabemos que, com apoio institucional da Embratur, podemos conseguir ainda mais. Estamos prontos para trabalhar pelo desenvolvimento do turismo de negócios local e fazer de Caruaru em exemplo nacional para o setor”, argumentou a presidente da Acic, Ivania Porto.
Um vídeo institucional desenvolvido pelo setor de Comunicação da Acic foi apresentado durante a reunião para ressaltar números importantes, como dados da Feira da Sulanca e o crescimento do PIB de Caruaru em 3,83%. Os indicadores garantem o município como a segunda cidade mais atrativa do Brasil para compra de vestuário e calçados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para integrar os destinos brasileiros que possuem afinidade com Caruaru, o presidente da Embratur indicou que a Agência pretende reunir informações para realizar campanhas de promoção do turismo de negócios do país. “Várias regiões do Brasil possuem grandes eventos que movimentam nosso turismo. A união desses destinos e a criação de roteiros integrados é importante para o alinhamento da atuação da Embratur, e Caruaru é um grande modelo por já atrair tantos visitantes”, disse Carlos Brito.
O diretor de Marketing Comunicação e Inteligência da Agência, Silvio Nascimento, reforçou que a Embratur se prepara para reiniciar a promoção internacional dos destinos brasileiros no exterior, a partir de julho de 2021. Segundo ele, o turismo de negócios será contemplado nas ações e eventos da Agência. “Caruaru e o Polo de Confecções do Agreste são exemplo de que a profissionalização desenvolve toda uma região. A Embratur trabalhará para que o turismo seja cada vez mais relevante no PIB local”, disse.