Presidente da Embratur recebe representantes do trade de Porto de Galinhas

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, reuniu-se, nesta quarta-feira (24/3), com Otaviano Maroja, vice-presidente do Porto de Galinhas Convention Bureau e Diretor da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas; e Brenda Silveira, diretora- executiva do Convention Bureau. A pauta do encontro, realizado nas dependências da Agência, em Brasília, foi o atual momento do turismo em Porto de Galinhas e as dificuldades do setor em meio a pandemia.

Estratégias e ações para atenuar os impactos do fechamento da maioria dos destinos e a consequente queda na ocupação dos meios de hospedagem foram discutidos. “A Embratur segue trabalhando em projetos para a promoção dos destinos turísticos junto aos operadores de turismo, de forma a estimular a recuperação do setor”, disse Carlos Brito. As ações em andamento realizadas pela Embratur e pelo Ministério do Turismo para a reedição de Medidas Provisórias importantes para a recuperação do setor também foram tema, além de uma atualização sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19.

Durante o encontro, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, apresentou o conceito da campanha de âmbito nacional veiculada pela Agência desde novembro de 2020.“Estamos demonstrando a todos os brasileiros que o Brasil oferece opções turísticas maravilhosas. Um grande exemplo disso é Porto de Galinhas, sempre entre os destinos mais visitados do país e que se preparou para atender a todas as exigências sanitárias para receber turistas com segurança”, salientou Nascimento.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.