CAPACITAÇÃO

Embratur apoia evento do Consulado-Geral do Brasil em Sydney para fortalecer promoção de destinos nacionais na Austrália

Agência apresentou peças publicitárias sobre o país no encontro, que também teve conversas e fomento de networking entre operadores brasileiros e australianos
Divulgação/Embratur
Cerca de 50 operadores e agências participaram do encontro

12/09/2024 – Operadores e agências de turismo australianas se reuniram com destinos e DMCs brasileiros (empresas especializadas em gerir e organizar serviços turísticos de um país) para fortalecer a presença de produtos turísticos nacionais no mercado da Austrália. O encontro, que teve apoio da Embratur e da Câmara de Comércio Austrália-Brazil, aconteceu nesta quinta-feira (11), durante o Brazil Tourism Showcase, promovido pelo Consulado-Geral do Brasil em Sydney, capital do país da Oceania.

Além de cerca de 50 operadores e agências, participaram de forma presencial do encontro o cônsul-geral do Brasil, embaixador Jorge Kadri, a diretora da Divisão de Ações Promocionais da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu (PR), Célia de Andrade, e representantes das empresas brasileiras Latam Airlines, Tramontina, Brazilian Style Imports, Canopy Cocoa, Minas Hill Coffee e Tropical Brazil, que patrocinaram o showcase.

Os operadores australianos que participaram do showcase assistiram a uma palestra de Célia de Andrade e vídeos sobre os destinos brasileiros. A lista de filmes exibidos inclui peças promocionais elaboradas pela Embratur, pelo Amazonastur, pela Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Roraima, pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e pela TurisRio.

Austrália-Brasil

A programação também incluiu um momento para que operadores australianos e brasileiros fizessem networking e aproximação para negócios. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, considera a Austrália como um mercado com importância crescente para o Brasil. De janeiro a julho deste ano, o país recebeu 31.501 turistas australianos. No ano passado, foram 46.935 nos 12 meses. Isso significa que a média diária de entradas para 2024, de 149,29, superou a média diária de visitantes do país em 2023, de 128,5.

“O número de australianos visitando o Brasil vem crescendo, o que mostra o interesse desses turistas nos nossos destinos. E nós, do outro lado, entendemos a importância de trazê-lo para cá. Uma das possibilidades que estudamos é fortalecer o trajeto Austrália-Chile-Brasil. Temos um voo da Latam que vem da Oceania e faz essa escala, por exemplo. É uma possibilidade que estamos discutindo com o Chile, que vem se tornando um aliado de primeira hora para o Brasil na América Latina. Juntos podemos nos aproximar mais de destinos da Oceania, como a Austrália, e da Ásia, como a China”, explicou Freixo.

Célia de Andrade, de Foz do Iguaçu, por sua vez, lembrou que os australianos têm interesse no turismo de natureza e aventura, área que o Brasil é rico em destinos, incluindo Foz do Iguaçu. “O evento proporcionou trazer Foz do Iguaçu para o mercado, que tem grande inclinação para turismo de natureza e aventura, com poder econômico para fazer viagens de longa distância”, destacou. “Além disso, é um mercado que está predisposto a visitar a América do Sul, já visita Peru, Chile e Argentina, mas precisa se familiarizar mais com o potencial brasileiro”, disse.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.