25/09/2024 – Passados quase 20 anos do lançamento do Plano Aquarela, plano internacional de marketing que inaugurou uma nova era na divulgação do Brasil como destino turístico no exterior, a Embratur e o Sebrae estão desenvolvendo um novo plano de promoção internacional do país. E o passo inicial deste trabalho, que está sendo realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, será o de ouvir as pessoas que fazem o turismo acontecer: gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores e pesquisadores.
A Embratur inicia esse jornada na Abav Expo, que começa nesta quarta-feira (25). Durante o evento, a Agência inicia a divulgação de um link para um formulário, que busca entender o ponto de vista das pessoas que atuam no turismo sobre as potencialidades e desafios de nosso país. (Clique aqui e participe). O formulário ficará disponível até o dia 18 de outubro.
Durante a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), nesta quinta-feira (26), a gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jaques, apresentará o cronograma de formulação do novo plano, e iniciará o planejamento das etapas regionalizadas com representantes de cada estado.
O processo de escuta acontece entre setembro e outubro, período em que também serão entrevistados especialistas em marketing e marca. As pesquisas vão subsidiar a definição de objetivos e estratégias, que deverão estar alinhadas ao Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e ao Plano Estratégico da Embratur 2024-2027.
De setembro a dezembro, a Embratur apresenta as proposições iniciais do Plano de Marketing e dos Planos de Promoção Turística Internacional dos estados. Já de janeiro a abril de 2025, a Embratur faz a elaboração dos planos regionalizados. O lançamento acontece em maio – durante o ano estão previstos os encontros nas unidades federativas sobre os planos locais.
O documento traduzirá a estratégia de promoção do Brasil no exterior para o período de 2025 a 2028. Levará em consideração também estudos de demandas dos viajantes estrangeiros e o benchmarking, que é a comparação da metodologia de promoção internacional do Brasil e os produtos brasileiros com os de outros mercados.
“Queremos entregar um planejamento com robustez de evidências, dados e indicadores, com uma ampla pesquisa de tendências e que nos aponte onde e como podemos inovar para alcançar os resultados desejados no médio e longo prazo. Mas o mais importante é que esse processo será feito envolvendo todos os atores que fazem o turismo acontecer. Esse plano só vai ter resultado se nortear as ações de promoção de todos os estados e municípios, com a participação do setor privado”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Passado e futuro
O Plano Aquarela foi o primeiro plano de marketing turístico internacional do Brasil, lançado juntamente com a Marca Brasil. A iniciativa ajudou a posicionar o país como um destino turístico de destaque nas últimas duas décadas. Com o novo plano, a Embratur reforça sua missão institucional, que é de tornar o Brasil mais competitivo e reconhecido por sua diversidade de destinos, povos, culturas e experiências turísticas autênticas e sustentáveis. O objetivo é fortalecer a entrada de visitantes internacionais e de divisas estrangeiras no país.
“Nas últimas décadas o mundo mudou e, sobretudo, o perfil do turista internacional também mudou. Portanto, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil é uma visão e um compromisso para o futuro. Queremos posicionar o Brasil no cenário turístico internacional com inovação, criatividade e ainda mais brasilidade”, adiantou Freixo.