ANÚNCIO

ABAV Expo 2024: Embratur lança Concurso de Melhores Práticas ESG nos destinos brasileiros

Além de escolher as cidades turísticas com melhores experiências sustentáveis, Agência irá identificar, destacar e dar visibilidade às práticas ESG bem sucedidas nos destinos. Lançamento aconteceu durante a feira, em Brasília
Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, discursa ao lado do presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, durante reunião do fórum na ABAV Expo 2024

26/09/2024 – A Embratur focou em sustentabilidade no primeiro dia da programação da ABAV Expo, nesta quinta-feira (26), em Brasília (DF). Durante o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), a Agência lançou o Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que pretende valorizar e incentivar as iniciativas sustentáveis mais bem sucedidas para serem replicadas no setor turístico e incorporadas na promoção internacional do Brasil.  

O concurso irá premiar as melhores experiências turísticas sustentáveis nas cidades turísticas brasileiras, com ativações de comunicação e marketing por meio de benefícios institucionais e empresariais. 

Para a coordenadora de ESG da Embratur, Marina Barki, a iniciativa também pretende incentivar os turistas internacionais a conhecerem as práticas ESG já executadas pelo turismo no país e, dessa forma, serem impactados positivamente em relação à imagem do Brasil. Estimular a sinergia entre os destinos também é um dos objetivos. 

“Nossa intenção com esse concurso é reconhecer e promover os destinos brasileiros que já se dedicam à implementação de práticas de sustentabilidade no seu território. Além disso, queremos estimular a sinergia entre as secretarias de turismo e as empresas, uma vez que os desafios impostos rumo ao desenvolvimento sustentável exigem uma governança cada vez mais robusta entre o público e o privado”, acrescentou Marina Barki. 

O concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros irá avaliar as seguintes categorias: 1. Ambiental (E): Mudanças Climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos Naturais; 2. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e 3. Governança (G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações. 

O primeiro lugar do concurso receberá consultoria da Embratur para desenvolver uma estratégia ESG e criar um Comitê ESG, fortalecendo a governança regional. Também terá direito a uma campanha de marketing em 2025, alinhada à estratégia de mercado da Agência, ampliando a visibilidade do destino, e a participação como destaque em um episódio do minidocumentário ‘Turismo Transforma’, promovendo suas iniciativas. 

Como benefícios empresariais, todos os vencedores participarão da jornada de promoção da Embratur, aumentando a exposição das suas experiências turísticas, além de participarem como destaque no capítulo de Sustentabilidade das redes da Embratur (incluindo posts em plataformas como LinkedIn e Instagram). Os vencedores também terão vídeos documentários produzidos sobre as jornadas ESG dos empreendimentos vencedores, aumentando a credibilidade e alcance, e possibilidade de serem escolhidos para implementar provas de conceito de startups do EmbraturLab, testando inovações sustentáveis. 

A ABAV Expo é considerada o principal evento de turismo do Brasil, com a presença de atores destaques, e promove inúmeras possibilidades de negócios, fortalecendo marcas e destinos, realizando capacitações, representando ainda uma vitrine para lançamentos e novidades do setor. O evento ocorre até sábado (28).

Jornada 2030
Além de lançar o concurso, a Embratur participou da Jornada 2030 – um painel sobre descarbonização do turismo. Nele, Marina Barki apresentou a atuação da Agência em prol de um turismo mais sustentável e a mudança de mentalidade interna sobre práticas sustentáveis relacionadas ao meio ambiente e ao ambiente de trabalho.

“Nossa missão é promover as vantagens do Brasil e mensagens-chave de sustentabilidade para ajudar a promover nossos valores e posicionar o Brasil como um destino competitivo. Para isso, é preciso promover uma mudança de pensamento dentro da Embratur que leve em conta o impacto social a partir de novas práticas de governança corporativa da organização. A Embratur também tem conversado com o trade dos estados para que aconteça essa mudança de mentalidade nos destinos brasileiros”, pontuou. 

Plano de Marketing
Ainda durante o Fornatur, a gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, Ana Paula Jacques, apresentou o cronograma de formulação do novo plano estratégico de marketing para promoção do Brasil no exterior. A primeira etapa consiste em ouvir as pessoas que fazem o turismo acontecer: gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores e pesquisadores. 

O processo de escuta acontece entre setembro e outubro, período em que também estão sendo entrevistados especialistas em marketing e marca. As pesquisas vão subsidiar a definição de objetivos e estratégias, que deverão estar alinhados ao Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e ao Plano Estratégico da Embratur 2024-2027.

Afroturismo
Ainda dentro da programação da ABAV Expo 2024, a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, participou do ABAV Talks – um espaço de troca de experiências e tendências entre os principais atores do turismo brasileiro. 

O afroturismo é um dos pilares de atuação da Embratur e trazer o tema para mais uma edição da feira é fomentar o segmento criando novas oportunidades de negócios, como explica a coordenadora Tania Neres. 

“Estar na ABAV Expo é sempre muito importante porque é na feira que a gente fala de negócios, é aqui que a gente faz o produto sair da prateleira e ser vendido no mercado inteiro. Então, falar de afroturismo aqui na ABAV Talks é discutir sobre como a gente vai comercializar o segmento e como vamos promover a geração de emprego e renda para essas pessoas. Precisamos sempre dizer que o afroturismo é muito além do que segmento, é uma comunidade de viajantes negros, uma estrutura que pode derrubar o racismo. O turismo como ferramenta também tem esse poder”, afirmou. 

Comunidade Embratur
Ainda na feira, a Embratur apresentou o novo modelo de comunicação  da Agência: a Comunidade Embratur. Na apresentação durante a reunião anual do Fornatur, conduzida pelo coordenador de Relações Públicas da Embratur, Rafael Mello Rodrigues, os participantes puderam conhecer os novos sites da Embratur e Visit Brasil. 

Além dos portais, focados nas necessidades do trade, a Agência disponibilizou e-books e diferentes canais de distribuição de informações e relacionamento: WhatsApp, e-mail e newsletter. O objetivo é melhorar a comunicação com o trade turístico e incentivar a participação dos principais atores do setor. 

Realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, a 51ª edição da ABAV Expo deve reunir até o fim de semana mais de 30 mil participantes e 1,5 mil marcas.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.