26/09/2024 – A Embratur focou em sustentabilidade no primeiro dia da programação da ABAV Expo, nesta quinta-feira (26), em Brasília (DF). Durante o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), a Agência lançou o Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que pretende valorizar e incentivar as iniciativas sustentáveis mais bem sucedidas para serem replicadas no setor turístico e incorporadas na promoção internacional do Brasil.
O concurso irá premiar as melhores experiências turísticas sustentáveis nas cidades turísticas brasileiras, com ativações de comunicação e marketing por meio de benefícios institucionais e empresariais.
Para a coordenadora de ESG da Embratur, Marina Barki, a iniciativa também pretende incentivar os turistas internacionais a conhecerem as práticas ESG já executadas pelo turismo no país e, dessa forma, serem impactados positivamente em relação à imagem do Brasil. Estimular a sinergia entre os destinos também é um dos objetivos.
“Nossa intenção com esse concurso é reconhecer e promover os destinos brasileiros que já se dedicam à implementação de práticas de sustentabilidade no seu território. Além disso, queremos estimular a sinergia entre as secretarias de turismo e as empresas, uma vez que os desafios impostos rumo ao desenvolvimento sustentável exigem uma governança cada vez mais robusta entre o público e o privado”, acrescentou Marina Barki.
O concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros irá avaliar as seguintes categorias: 1. Ambiental (E): Mudanças Climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos Naturais; 2. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e 3. Governança (G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações.
O primeiro lugar do concurso receberá consultoria da Embratur para desenvolver uma estratégia ESG e criar um Comitê ESG, fortalecendo a governança regional. Também terá direito a uma campanha de marketing em 2025, alinhada à estratégia de mercado da Agência, ampliando a visibilidade do destino, e a participação como destaque em um episódio do minidocumentário ‘Turismo Transforma’, promovendo suas iniciativas.
Como benefícios empresariais, todos os vencedores participarão da jornada de promoção da Embratur, aumentando a exposição das suas experiências turísticas, além de participarem como destaque no capítulo de Sustentabilidade das redes da Embratur (incluindo posts em plataformas como LinkedIn e Instagram). Os vencedores também terão vídeos documentários produzidos sobre as jornadas ESG dos empreendimentos vencedores, aumentando a credibilidade e alcance, e possibilidade de serem escolhidos para implementar provas de conceito de startups do EmbraturLab, testando inovações sustentáveis.
A ABAV Expo é considerada o principal evento de turismo do Brasil, com a presença de atores destaques, e promove inúmeras possibilidades de negócios, fortalecendo marcas e destinos, realizando capacitações, representando ainda uma vitrine para lançamentos e novidades do setor. O evento ocorre até sábado (28).
Jornada 2030
Além de lançar o concurso, a Embratur participou da Jornada 2030 – um painel sobre descarbonização do turismo. Nele, Marina Barki apresentou a atuação da Agência em prol de um turismo mais sustentável e a mudança de mentalidade interna sobre práticas sustentáveis relacionadas ao meio ambiente e ao ambiente de trabalho.
“Nossa missão é promover as vantagens do Brasil e mensagens-chave de sustentabilidade para ajudar a promover nossos valores e posicionar o Brasil como um destino competitivo. Para isso, é preciso promover uma mudança de pensamento dentro da Embratur que leve em conta o impacto social a partir de novas práticas de governança corporativa da organização. A Embratur também tem conversado com o trade dos estados para que aconteça essa mudança de mentalidade nos destinos brasileiros”, pontuou.
Plano de Marketing
Ainda durante o Fornatur, a gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, Ana Paula Jacques, apresentou o cronograma de formulação do novo plano estratégico de marketing para promoção do Brasil no exterior. A primeira etapa consiste em ouvir as pessoas que fazem o turismo acontecer: gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores e pesquisadores.
O processo de escuta acontece entre setembro e outubro, período em que também estão sendo entrevistados especialistas em marketing e marca. As pesquisas vão subsidiar a definição de objetivos e estratégias, que deverão estar alinhados ao Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e ao Plano Estratégico da Embratur 2024-2027.
Afroturismo
Ainda dentro da programação da ABAV Expo 2024, a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, participou do ABAV Talks – um espaço de troca de experiências e tendências entre os principais atores do turismo brasileiro.
O afroturismo é um dos pilares de atuação da Embratur e trazer o tema para mais uma edição da feira é fomentar o segmento criando novas oportunidades de negócios, como explica a coordenadora Tania Neres.
“Estar na ABAV Expo é sempre muito importante porque é na feira que a gente fala de negócios, é aqui que a gente faz o produto sair da prateleira e ser vendido no mercado inteiro. Então, falar de afroturismo aqui na ABAV Talks é discutir sobre como a gente vai comercializar o segmento e como vamos promover a geração de emprego e renda para essas pessoas. Precisamos sempre dizer que o afroturismo é muito além do que segmento, é uma comunidade de viajantes negros, uma estrutura que pode derrubar o racismo. O turismo como ferramenta também tem esse poder”, afirmou.
Comunidade Embratur
Ainda na feira, a Embratur apresentou o novo modelo de comunicação da Agência: a Comunidade Embratur. Na apresentação durante a reunião anual do Fornatur, conduzida pelo coordenador de Relações Públicas da Embratur, Rafael Mello Rodrigues, os participantes puderam conhecer os novos sites da Embratur e Visit Brasil.
Além dos portais, focados nas necessidades do trade, a Agência disponibilizou e-books e diferentes canais de distribuição de informações e relacionamento: WhatsApp, e-mail e newsletter. O objetivo é melhorar a comunicação com o trade turístico e incentivar a participação dos principais atores do setor.
Realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, a 51ª edição da ABAV Expo deve reunir até o fim de semana mais de 30 mil participantes e 1,5 mil marcas.