03/10/2024 – A startup Incentiv criou uma campanha de fomento a eventos, festivais culturais e projetos turísticos brasileiros para trazer mais turistas internacionais ao Brasil. A intenção da campanha é atrair empresas que financiem ações que estejam alinhadas com o trabalho de promoção do Brasil no exterior realizado pela Embratur. Além de investir em projetos socioculturais, os incentivadores podem utilizar os mecanismos das leis de incentivo fiscal para abater seu investimento dos impostos que a empresa recolhe.
Uma das 100 startups mais promissoras do país pelo ranking 100 Startups To Watch, a Incentiv foi selecionada para o programa de aceleração do EmbraturLab, laboratório de inovações da Embratur, com objetivo de liderar a agenda da inovação para tornar o turismo internacional no Brasil mais competitivo e sustentável. A campanha é fruto de uma prova de conceito (POC) que foi desenvolvida pela Agência.
Focada em conectar empresas e projetos socioambientais e culturais a partir de leis de incentivo fiscal, a missão da Incentiv é transformar impostos em impacto social. Ela faz isso através de uma atuação em rede com os investidores e com projetos, que incluem por exemplo festivais, eventos culturais e congressos, que buscam investimento. É uma forma de solucionar dificuldades que possam existir tanto para as empresas quanto para os projetos sociais. Para a parceria, a Embratur e a Incentiv se juntaram e realizaram uma curadoria para selecionar projetos culturais com foco na promoção do turismo internacional em destinos brasileiros.
A parceria entre a startup e a Embratur foi anunciada durante a 5ª edição do Fórum de Investimento em Impacto, que aconteceu em 19 de setembro, no escritório da PwC Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reuniu representantes empresariais que já investem ou desejam investir em projetos sociais, para colocar em debate a importância do auxílio a iniciativas sustentáveis, sociais e ambientais.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que o trabalho voltado para a promoção internacional é pensado para o benefício do país. “Esse é mais um exemplo de que, quando o turismo ganha, o Brasil ganha. A gente, em parceria com a Incentiv, vai poder impulsionar eventos culturais, festivais, que têm um potencial internacional, que vão atrair mais turistas internacionais, mas que são, obviamente, para todos. Turismo é isso, é tornar o lugar onde a gente vive melhor pra quem mora aqui e pra quem vem visitar. E nesse caso, é mais cultura, mais entrada de divisas internacionais, e mais desenvolvimento direto no destino”, afirmou.
O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, destacou que essa ação tem o objetivo de tornar o turismo no Brasil mais competitivo. “A Incentiv já possui parcerias em uma série de eventos e iniciativas com potencial de impacto para o turista internacional, como festivais de música, cinema e diversos outros projetos. Dessa forma, conseguimos apoiar o uso do incentivo fiscal para alavancar projetos culturais e, assim, impactar positivamente a jornada do turista estrangeiro no Brasil”, afirmou.
Inovação com impacto positivo
O EmbraturLAB é um espaço de experimentação de soluções inovadoras na promoção do Brasil, focado na experiência do turista estrangeiro no país. O objetivo é melhorar a experiência e solucionar os problemas enfrentados pelos turistas que visitam o Brasil, por meio do uso de tecnologia, dados e em conexão com a agenda ESG (ambiental, social e governança). A organização identifica desafios do setor e, por meio dos programas de aceleração, busca soluções a fim de identificar quem as execute, com testes e validação das iniciativas.
O programa de aceleração é desenvolvido em parceria com o Turistech Hub, líder em inovação no turismo do Brasil, que tem como função identificar negócios inovadores com impacto positivo em ampla escala na competitividade e sustentabilidade do turismo e conectar soluções de startups com o desafio do setor. Em 2023, a parceria já resultou na aceleração das oito startups, entre 180 inscritas, que apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos, até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.