RETOMADA NO RIO GRANDE DO SUL

Geodiversidade: Embratur apoia a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe

Neste domingo (6), Agência comemora o Dia Internacional da Geodiversidade ao mesmo tempo que atua em prol da conferência que acontecerá em Torres (RS), em novembro
Divulgação
Turistas em paisagem deslumbrante do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, no Rio Grande do Sul

04/10/2024 – Ecoturismo, turismo cultural e turismo científico: essas são apenas três das diversas atividades possíveis de se fazer em um geoparque. Neste domingo (6), a Embratur comemora o Dia Internacional da Geodiversidade e a data chega no momento em que a Agência atua em diversas frentes para apoiar a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe, marcada para acontecer um mês depois, entre 6 e 9 de novembro, na Universidade Luterana do Brasil, em Torres (RS), com atividades também em Praia Grande (SC).

A 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe reunirá especialistas internacionais de diferentes áreas de geoparques para compartilharem experiências, boas práticas e fortalecer a atuação em rede dessas instituições e terá a Marca Brasil exibida em diversos setores, além do site oficial.

Apoiar eventos internacionais sediados no Rio Grande do Sul é uma das estratégias da Embratur para reerguer o estado após as enchentes que castigaram várias cidades gaúchas em maio deste ano. 

“Apoiar a promoção desta conferência é importante, também, para impulsionar a economia local. Estamos falando de um evento internacional, que atrai visitantes de diferentes países e regiões, que gera impacto econômico positivo para toda a região, desenvolvendo o turismo sustentável e a inovação”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Além disso, a conferência tem potencial para pontuar no ranking da International Congress & Convention Association (ICCA). A Embratur já mapeou as características para contabilizar mais eventos para o ranking do Rio Grande do Sul e do Brasil em 2024, projetando maior destaque internacional para o país e para os destinos gaúchos.

Caminhos dos Cânions do Sul
O Brasil tem seis geoparques reconhecidos pela Unesco. O Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, o Geoparque Araripe, no Ceará, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que abrange parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Geoparque Quarta Colônia e o Geoparque Caçapava, ambos no estado gaúcho. Completando a lista, o Geoparque Uberaba, em Minas Gerais, o mais recente a ganhar o título internacional da Unesco.

O Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul conecta a serra gaúcha com o litoral catarinense. A região passa pelos municípios gaúchos de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, cidade que sediará a conferência, e pelos catarinenses Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul. A história geológica do território tem cerca de 250 milhões de anos e a formação está relacionada com o rompimento do supercontinente Gondwana e abertura do Oceano Atlântico Sul.

Os cânions da região limitam o planalto e a planície costeira com desníveis que chegam a mil metros, isso a menos de 50 quilômetros do mar. A região apresenta inúmeras quedas d’água, piscinas naturais, lagoas e rios, além de praias e campos de dunas. Neste cenário, encontram-se também paleotocas, abrigos escavados por animais já extintos, que viveram há mais de 10 mil anos. O Geoparque também reúne um rico patrimônio cultural indígena, quilombola e dos imigrantes açorianos, alemães e italianos, além das marcas do movimento do tropeirismo na região.

A Conferência
A 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe é promovida pela Associação Internacional de Geoparques, pela Rede de Geologia da América Latina e Caribe (Red Geolac) e, no Brasil, pelo Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. O país volta a sediar a conferência após 14 anos – as últimas sedes foram Equador, Peru e México. 

O formato de fórum garante o intercâmbio de conhecimento, a colaboração e inovação para impulsionar a preservação do patrimônio geológico e cultural e a promoção do desenvolvimento sustentável e consciência global. O encontro também marcará as comemorações dos 20 anos da Rede Mundial de Geoparques da Unesco.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.