08/10/2024 – A Embratur e parceiros cooperados levarão experiências autênticas de natureza, diversidade e cultura para a TTG Travel Experience 2024, o mais importante evento do turismo de lazer da Itália, que começa nesta quarta-feira (9) e vai até sexta (11), na cidade de Rimini. A Agência e o Sebrae Nacional enviaram para esta edição 13 coexpositores, destacando destinos importantes como Foz do Iguaçu (PR), Salvador e outros atrativos da Bahia, São Luís (MA) e Rio de Janeiro (RJ), além do Ceará que estará presente com estande próprio. A expectativa é que a feira, voltada para o mercado B2B (entre empresas), reúna mais de 67 mil visitantes entre operadores e agentes de viagens dos trades italiano e restante da Europa.
A mensagem da Embratur será em defesa da diversidade, da sustentabilidade, o posicionamento da Marca Brasil, o estímulo da economia local por meio do turismo sustentável e a promoção de novas rotas Europa-Brasil. Será, também, um convite a descobrirem os destinos brasileiros e sua variedade de experiências culturais e gastronômicas com influências indígenas, africanas e europeias.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a Itália é um mercado estratégico em recuperação para o Brasil. A promoção internacional visa recuperar o crescimento e a notoriedade do Brasil. O objetivo é o aumento do volume de turistas italianos no país e a geração de negócios entre o trade nacional e o italiano.
“De acordo com a pesquisa Penta realizada com consumidor final, encomendada pela Embratur, 76% dos italianos possuem interesse em conhecer o Brasil e 21% já nos visitaram, demonstrando a importância da promoção no mercado italiano tanto para o aumento de turistas internacionais nos nossos destinos, quanto para a geração de negócios entre empresas dos dois países”, destacou.
“Além disso, estamos celebrando 150 anos do início da imigração italiana para o Brasil e as conexões entre Brasil e Itália estão mais próximas, sendo uma oportunidade para mais destinos brasileiros se posicionarem no mercado”, completou Freixo.
De acordo com a Globadata, 63% das emissões aéreas da Itália para o Brasil em 2023 foram realizadas via trade turístico, o que mostra a importância da aproximação entre destinos e o setor privado das agências e operadoras italianas.
Além disso, segundo o Portal de Dados da Embratur, o Brasil é o principal destino de italianos na América do Sul e o terceiro das Américas. De janeiro a agosto deste ano, o país recebeu 98.962 turistas da Itália. No comparativo entre as médias diárias, o número de chegadas de 2024 já é 14% maior que no ano passado no mesmo período. Em todo o ano passado, 129.447 italianos visitaram nossos destinos.
Ações na TTG
Após longo hiato, a Embratur está de volta pelo segundo ano consecutivo à TTG Travel Experience. A programação na feira incluirá experiências de gastronomia como cooking shows e masterclasses de caipirinha, e sorteios de viagens para o Brasil junto com companhias aéreas.
Em parceria com o grupo Alpitour e operadora Turisanda, que agrega cerca de 15.000 agentes de viagens, a Embratur sorteará uma viagem ao Rio de Janeiro. A Agência e o grupo realizam campanhas cooperadas desde julho. As ações incluem promoções voltadas também ao consumidor final nas lojas de departamento COIN por toda a Itália.
Pensando na promoção da nova rota para Salvador via Paris, que inicia em 28 de outubro, a Air France, em parceria com a Embratur, e apoios da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), realizará sorteio de viagem para agentes de viagens conhecerem a capital baiana.
Já no caso da promoção da nova rota Itália-Manaus (AM) via Lisboa, que inicia em 04 de novembro, junto com a campanha da Embratur “Amazônia Brasileira: Uma Jornada Interior”, a TAP Air Portugal, a Embratur, e a Amazonastur irão sortear uma viagem com destino à capital amazonense e à floresta amazônica.
Atualmente, a Itália possui a oferta de três rotas diretas para o Brasil: Roma-São Paulo, operada pelas companhias aéreas ITA e Latam; Roma-Rio de Janeiro pela ITA, e Milão-São Paulo operada pela Latam.
Vbrata
Para otimizar a presença e ampliar a oportunidade de promoção do Brasil no trade italiano, a Embratur participou, nos dias que antecederam à TTG, do Roadshow Brasil realizado pela Associação Visit Brazil Travel Association (Vbrata). A ação passou pelas cidades de Nápoles, na sexta-feira (4), e Roma, nesta segunda (7), onde a Agência participou de rodada de negócios com dezenas de agentes de viagens e operadoras: 46 no primeiro encontro e 52, no segundo.