15/10/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Fátima Pacheco, e demais prefeitos e representantes dos mais de 20 municípios consorciados, nesta terça-feira (15). A reunião online abordou a divulgação do Festival Regional Caminhos do Açúcar, no Rio de Janeiro, que acontecerá em 2025.
O evento integra o Projeto da Rota Regional Caminhos do Açúcar e reúne empresários da gastronomia fluminense, feira de produtores, palestras, oficinas de gastronomia e música com o objetivo de incentivar novos negócios, network e contribuir para o desenvolvimento do turismo regional no estado do Rio.
O Festival Regional Caminhos do Açúcar celebra a história, cultura e turismo locais e regionais em uma ampla variedade de atrativos relacionados à religiosidade, gastronomia, esportes, lazer e patrimônio. A iniciativa, segundo os organizadores, é um impulso ao turismo regional, com valorização das belezas naturais, de atrativos culturais e o desenvolvimento socioeconômico.
Para Marcelo Freixo, interiorizar o turismo fluminense é uma oportunidade de impulsionar, ainda mais, o turismo internacional no estado. “Incentivar o turismo nessas cidades no Norte e Noroeste fluminense pode ser um atrativo para o visitante internacional, para que ele fique por mais tempo no Brasil, conheça além do sol e praia do Rio de Janeiro; que ele conheça mais a nossa gastronomia, nossa cultura e aumente o ticket médio aqui no nosso país”, reforçou.
Ainda segundo o presidente da Embratur, “o turismo é o grande instrumento de geração de renda do século 21 e o Rio de Janeiro tem um enorme potencial enquanto estado.” “É preciso expandir essas regiões com grande potencial de ecoturismo e turismo de negócios”, completou Freixo.
A presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã (RJ), Fátima Pacheco, afirmou que o encontro com o presidente da Embratur representa o início de uma parceria que dará asas ao projeto do ano que vem.
“Ampliar o Festival Regional Caminhos do Açúcar, em 2025, será muito importante, pois o Rio de Janeiro é a grande vitrine do turismo do Brasil e queremos que os visitantes conheçam as regiões Norte e Noroeste do estado. Abrir as portas do Governo Federal para esse projeto de interiorização do turismo fluminense é importante não só para o trade, mas para todos os atores do segmento”, avaliou Fátima Pacheco.
Freixo sugeriu aos dirigentes do consórcio que incluam ainda parcerias com o Sistema S e a Fecomércio.
Também participaram da reunião a coordenadora de Articulação com o Trade Nacional, Carina Câmara; a coordenadora de Marca e Imagem, Soraya Lobo, e o assessor de Relações Internacionais, Paulo Lins.
Dados positivos
De acordo com informações do Portal de Dados da Embratur, o Rio de Janeiro recebeu, de janeiro a setembro de 2024, 1.075.879 de turistas internacionais – um aumento de 25.7% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em setembro, a alta foi de 41,2% – foram 82.149 viajantes internacionais chegaram ao Rio no período, em 2023, contra 116.004 em todo o mês passado.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.
Nacionalmente, entre janeiro e setembro de 2024, o número total de turistas vindos de outros países subiu 12%, com direito a resultado recorde para o mês de setembro em toda a série histórica, iniciada em 1989: ao todo, 445.389 viajantes desembarcaram no Brasil, 26,4% a mais que em setembro de 2023. Nos primeiros nove meses do ano, o país já contabiliza 4.897.671 de turistas internacionais.