31/10/2024 – Os destinos brasileiros invadem o Reino Unido e a Irlanda na etapa final do roadshow promocional promovido pela Visit Brazil Travel & Cultural Association (Vbrata) em parceria com a Embratur. A ação faz parte do Vbrata Brasil Roadshow Europa & Reino Unido, que já passou pela Itália, Espanha, Alemanha, França e Portugal e, na última terça-feira (29), reuniu 65 operadores e agentes de viagens locais em Londres, capital da Inglaterra, para apresentar destinos do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Visit São Paulo e Foz do Iguaçu (PR).
A ação visa ampliar o conhecimento do trade turístico europeu e britânico sobre como comercializar os destinos brasileiros. O roadshow passou, nesta quarta-feira (30), pela cidade inglesa de Birmingham, e nesta quinta (31) acontece em Manchester; nesta sexta (1º) é a vez de Dublin, na Irlanda. O objetivo final é gerar mais vendas e aumentar o número de turistas britânicos e irlandeses que viajam para o Brasil, e a ação foca na capacitação sobre o país, a cultura brasileira, os destinos e as experiências, gerando oportunidade de negócios e inserção das cidades turísticas brasileiras nas prateleiras dos países europeus.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou a importância da aproximação do Brasil com o mercado turístico britânico e irlandês. “Segundo a pesquisa com consumidores britânicos feita pela PENTA, a pedido da Embratur, 68% têm interesse em conhecer o Brasil. De acordo com a Global Data, 44% das emissões de passagens do mercado do Reino Unido são emitidas pelo trade turístico, sendo 47% via agências de viagem. O que fazemos é com base em dados, e esses números mostram a importância de capacitarmos os agentes de viagens sobre os destinos nacionais, tanto entre os britânicos quanto os irlandeses”, explicou.
Para completar, de acordo com o Portal de Dados da Embratur, o volume de viagens do Reino Unido para o Brasil em 2023 cresceu 48% em relação ao ano anterior, com o Brasil como principal destino na América do Sul. E de janeiro a setembro de 2024, o número de chegadas desses turistas foi de 111.114, 18,2% a mais que no mesmo período que no ano anterior. O roadshow faz parte da estratégia para maximizar a promoção do Brasil no mercado britânico.
Já no caso da Irlanda, de janeiro a setembro deste ano o Brasil recebeu 32.204 turistas irlandeses. O registro é pouco mais de 20% maior que no mesmo período do ano passado, quando o número de entradas do país nos destinos brasileiros foi de 26.795.
O presidente da Vbrata, Glauco Fuzinatto, destacou a importância da parceria com a Embratur na ação. “O apoio da Embratur na promoção em parceria com os destinos para o trade britânico e irlandês é fundamental para ampliar o conhecimento e motivar os agentes de viagens a descobrir e vender mais o Brasil. Neste sentido, os roadshows da Vbrata são uma ferramenta fundamental para capacitação dos agentes de viagens proporcionando um conhecimento aprofundado e atualizado sobre os destinos brasileiros, o que se traduz em resultados concretos para o crescimento do setor”, disse.
Vbrata
Fundada em 2011, a Vbrata congrega empresas aéreas, operadores de turismo, agentes de viagem e o trade turístico emissivo para o Brasil. Baseada em Londres, a associação se destina à promoção do Brasil e destinos patrocinadores da entidade junto ao trade emissivo europeu.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.