PROMOÇÃO DE DESTINOS

Festuris: Embratur apoia evento que promoverá vinda de compradores sul-americanos ao Rio Grande do Sul

Feira acontece entre os dias 7 e 10 de novembro, em Gramado (RS). Com o Plano de Promoção dos destinos gaúchos, Agência também contribui com reconstrução do estado por meio do turismo
Embratur/Divulgação
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, discursa durante a Festuris 2023, em Gramado

06/11/24 – A Embratur será apoiadora de um dos maiores eventos de negócios turísticos das Américas, o Festival do Turismo de Gramado (Festuris), no Rio Grande do Sul. Para a feira internacional, que começa nesta quinta-feira (7) e segue até domingo (10), a Agência irá promover a vinda de ao menos 10 compradores (hosted buyers) do mercado sul-americano. 

O apoio da Embratur ao evento, que reunirá expositores nacionais e internacionais do setor, faz parte das ações de promoção internacional do estado, numa estratégia de reconstrução das cidades locais após as enchentes de maio. 

Com o Plano de Promoção dos destinos gaúchos, lançado em setembro durante a Feira Internacional de Buenos Aires, assim como a parceria entre a Agência e o Festuris, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, espera contribuir com o resgate do turismo do Rio Grande do Sul, principalmente no período das festas de fim de ano. 

O Festuris é uma grande feira consolidada no calendário da América Latina, que atrai muitos atores do turismo do Brasil e do mundo. Nós lançamos um Plano de Promoção dos destinos gaúchos durante a FIT, na Argentina, com a intenção de colocar o turismo como alternativa relevante na reconstrução do estado. O Rio Grande do Sul recebe muitos turistas no período de festas de fim de ano e queremos aproveitar esse momento para gerar muitos negócios e oportunidades. Apoiar o Festuris é também apoiar o Rio Grande do Sul”, reforçou.

Fundadora e CEO do Festuris, Marta Rossi afirma que o evento deste ano conta com ações inéditas, pensadas com criatividade para suprir os problemas provocados pelas chuvas, e garante que será histórico, uma vez que se manteve de pé mesmo após a tragédia. “O Festuris lança as tendências do mercado e não seria diferente nesse ano. Mesmo com todo o sofrimento pelo qual o Rio Grande do Sul passou e as dificuldades que nós encontramos para manter o evento, para que não houvesse desistências internacionais, que não houvesse expositores que se recusassem a vir pela dificuldade de mobilidade. Foi uma luta muito grande, mas com essa luta também vem a criatividade”, afirmou. 

“Desde o início, sempre trabalhamos muito forte no posicionamento da nossa marca, da nossa empresa e de Gramado, e aqui temos algo em comum com a Embratur. Divulgar o Brasil mundo afora e atrair viajantes de todos os cantos é um dos grandes papéis da Embratur e também é o que fazemos”, completou Marta Rossi.

Festuris Gramado
Com mais de três décadas de existência, o Festuris Gramado é conhecido por lançar tendências e gerar negócios. Para esta edição, o evento promete continuar investindo nos espaços segmentados, ofertando diferenciais competitivos e customizados para os mais diversos públicos consumidores. Entre os destaques deste ano estão os espaços Holístico e Wellness, que irão promover equipamentos e serviços voltados para o bem-estar.

Em 2023, 15 mil pessoas participaram do 35º Festuris. Na maior edição de todas, segundo os realizadores, 40 destinos internacionais buscaram o evento.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.