TURISMO AUDIOVISUAL

Embratur e Ancine firmam parceria para compartilhar dados sobre turismo internacional e audiovisual

Presidente da Agência, Marcelo Freixo se reuniu com o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema, Alex Braga, para discutir o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil
Foto: Raíto Santana/Embratur
Reunião entre Embratur e Ancine, em Brasília, também abordou criação de film commission nacional

06/11/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para discutir uma parceria entre os dois órgãos. O objetivo é uma colaboração com troca de dados para ajudar no fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil e na consolidação de film commissions brasileiras em localidades fora do eixo Rio-São Paulo, como a Região Norte, por exemplo, que é a terceira mais visada para produções cinematográficas no país.

A Embratur tem investido no audiovisual como estratégia de promoção dos destinos brasileiros no exterior e atua na criação de uma film commission federal com o objetivo de atrair gravações internacionais, desenvolver a indústria do audiovisual, gerar empregos e fortalecer a imagem do Brasil na vitrine internacional. Entre os tópicos discutidos, ficou acertado que o Portal de Dados da Agência terá um espaço dedicado a mostrar números do turismo internacional e da produção audiovisual brasileira, disponibilizados pela Ancine.

O cruzamento das informações servirá para mostrar a importância da cadeia fílmica para a promoção internacional dos destinos. O encontro entre Freixo e Braga aconteceu na sede da Embratur, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (6). Também participaram da reunião o coordenador de Estudos e Pesquisas da Embratur, Theogenes Rocha, o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Agência, Christiano Braga, e o diretor da Ancine, Tiago Santos. 

“Toda a promoção internacional que a Embratur faz é baseada em mercado e inteligência de dados. Estamos em um bom momento, em que batemos recorde de arrecadação e entrada de turistas internacionais no Brasil, e temos que aproveitar essa oportunidade. Como país, somos duas vezes a Europa do euro. Cada estado é um universo e o audiovisual é uma ferramenta muito importante para divulgar esses destinos. Países como Espanha, Colômbia e Uruguai já viraram essa chave [do audiovisual como ferramenta de promoção internacional]. E estamos nos colocando à disposição desse debate no Brasil”, afirmou Freixo.

Braga, por sua vez, destacou que o fortalecimento de film commissions locais é um passo importante para o avanço do audiovisual brasileiro. O diretor-presidente da Ancine também colocou a área de dados do órgão à disposição da Embratur, e lembrou que o investimento em audiovisual no Brasil gera emprego e renda. “A ideia da criação de uma film commission nacional faz todo sentido. Alguns países já compreenderam que há uma sinergia grande em temas como cultura, turismo e esporte”, disse.

Turismo internacional
De janeiro a setembro de 2024, os turistas estrangeiros deixaram no Brasil US$ 5,409 bilhões, de acordo com o Banco Central. O valor do acumulado é o maior da série histórica iniciada em 1995, e também supera em 1,8% o mesmo período de 2014, ano da Copa do Mundo, quando a soma de divisas deixadas no Brasil nos três primeiros trimestres foi de US$ 5,3 bi. 

No comparativo com os meses de janeiro a setembro de 2023, quando visitantes de outros países deixaram US$ 5,019 bilhões na economia brasileira, o valor deste ano aponta um crescimento de aproximadamente 8%. Os dólares deixados pelos turistas no país também equivalem a 78,2% do total acumulado em 2023, que foi de US$ 6,9 bilhões, outro registro recorde na série histórica.

Além do recorde de divisas nos três primeiros trimestres, o Brasil também registrou o maior setembro em entrada de turistas internacionais da história, 26% maior que no nono mês de 2023. No acumulado de janeiro a setembro, esse dado foi 12% maior que no ano anterior.