ECOTURISMO

Presidente da Embratur recebe premiação por potencializar turismo do Mato Grosso do Sul e do Brasil

8ª edição do Prêmio Piraputanga de Turismo reconheceu trabalho de Marcelo Freixo e equipe para “revolucionar a gestão do turismo, potencializando o Brasil nos grandes mercados internacionais”
Fotos: Miguel Palácios/Divulgação e Tsai Yi Jing/Embratur
Além de premiação, presidente da Embratur participou de debate sobre turismo brasileiro em Bonito

22/11/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, nesta quinta-feira (21), o Prêmio Piraputanga de Turismo, em Bonito, em Mato Grosso do Sul. A condecoração vem dos resultados alcançados por “revolucionar a gestão do turismo, potencializando o Brasil nos grandes mercados internacionais”. O presidente da Agência e outros 14 vencedores da  8ª edição do prêmio foram indicados pelo Conselho Municipal de Turismo de Bonito. 

O Prêmio Piraputanga de Turismo, que homenageia lideranças políticas, gestores públicos e empresários que contribuem para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo no Brasil e em Mato Grosso do Sul, foi criado em 2014 e é uma iniciativa da Mídia Brasil Associados – uma entidade que reúne jornalistas especializados em turismo.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a premiação reflete o trabalho da Agência em favor do desenvolvimento do Brasil também pelo turismo.

“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho de muita gente que faz a roda do turismo girar, faz os olhos dos turistas brilharem e faz a nossa economia crescer, gerando mais emprego e renda para um setor formado, em 95%, por micro e pequenas empresas. Temos que desmistificar a ideia de que o Brasil oferece somente sol e praia. O Brasil é muito mais que isso e estamos trabalhando para mostrar ao mundo que o Brasil também é gastronomia, é cultura, é sustentabilidade”, mencionou Freixo.

“Gostaria de destacar que Bonito foi eleito pela 18ª vez como Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, então, é muito importante receber esse prêmio, pois o Brasil está num momento de reerguimento. Os resultados estão aparecendo e isso reforça que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é fazer com que as ferramentas da Embratur gerem novos negócios para o trade e que os visitantes possam vivenciar as melhores experiências que o nosso país pode oferecer”, completou o presidente da Embratur.

Os vencedores receberam troféus em forma de peixes piraputangas, símbolo de Bonito, em madeira confeccionada pelo artesão local, Nilson Santos. Também foram concedidas estatuetas a homenageados especiais, como os jornalistas Francisco José (Globo Repórter, TV Globo), Luiz Carlos Feitosa (Grupo A Crítica) e Silvio de Andrade (site Lugares). 

A cerimônia da 8ª edição do Prêmio Piraputanga de Turismo contou ainda com a presença do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; do presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, e do prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou por videoconferência.

Destino: Mato Grosso do Sul
O Mato Grosso do Sul foi o oitavo estado que mais recebeu turistas em 2023: segundo o Portal de Dados da Embratur, foram 70.277 de visitantes internacionais. Só neste ano, de janeiro a setembro, houve um aumento de 16% no número de turistas em relação ao mesmo período do ano passado. O percentual se deve ao aumento de 51.173 chegadas de estrangeiros neste ano contra 44.190, em 2023. 

Ainda segundo o levantamento da Embratur, no primeiro semestre deste ano, os visitantes que mais chegaram ao Mato Grosso do Sul são de Portugal, Inglaterra e Estados Unidos, respectivamente. 

CEO do Prêmio Piraputanga de Turismo, Edinho Neves convidou os vencedores e outros convidados para um momento de debate sobre o turismo brasileiro, nesta sexta-feira (22). O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou das discussões dentro do Fórum Mídia Brasil de Turismo e, em seguida, fez visitas a alguns dos principais atrativos de Bonito. Ele conheceu a Gruta do Lago Azul, a Estância Mimosa Ecoturismo e o Refúgio Ecológico Caiman. 

“Bonito é um lugar extraordinário, mas isso não basta. Tem que ter gestão, uma política pública de turismo com responsabilidade, e isso Bonito tem. A cidade gera emprego e renda, tem responsabilidade climática. Bonito é um lugar extraordinário  e  um exemplo de responsabilidade climática, e isso é importante na hora de pensar uma política pública”, comentou Freixo. 

O presidente da Agência participou, ainda nesta sexta, de um debate que abordou sustentabilidade, modelo de desenvolvimento e o papel do turismo no desenvolvimento econômico do Brasil.