TURISMO INTERNACIONAL

Chegada de visitantes internacionais ao Rio de Janeiro sobe 40% em outubro

Eventos internacionais como a reunião de Cúpula do G20 impulsionaram aumento na chegada de turistas estrangeiros, que foram mais de 130 mil no mês passado
Embratur Sebrae/Divulgação
Turistas na Praia de Ipanema, uma das mais visitadas da capital fluminense

28/11/24 – Sede de grandes eventos internacionais, entre eles a reunião de Cúpula do G20 Brasil 2024, o Rio de Janeiro segue batendo recordes de entrada de turistas estrangeiros neste ano. Somente no mês de outubro, mais de 130 mil viajantes internacionais chegaram ao estado, representando um aumento de 40,96% em comparação com o mesmo período de 2023, quando entraram pelos aeroportos locais cerca de 92 mil pessoas vindas do exterior.

O aumento no número de estrangeiros que chegaram ao Rio em outubro segue a tendência de crescimento do ano. Nos dez primeiros meses de 2024, entraram no estado fluminense 1,206 milhões de turistas internacionais, um aumento de 27,23% na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são da Embratur com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, classificou o crescimento do número de chegadas ao Rio como resultado do esforço que a Agência tem feito para posicionar o Brasil como destino para grandes eventos e viagens internacionais. 

“O Rio é a principal porta de entrada do Brasil, é o nosso principal cartão postal. Quando o Rio vai bem, o Brasil vai bem. Logo, este crescimento no número de visitantes que chegam aqui pelo estado mostra os resultados dos esforços da Embratur de promover o país como destino internacional tanto para o turismo, como para receber importantes eventos com líderes do mundo inteiro”, observou Freixo.

Eventos impulsionam crescimento
Um estudo da Fundação Visit Rio Convention Bureau aponta que as agendas internacionais que estão ocorrendo no Rio de Janeiro são um importante fator de crescimento no setor de promoções de eventos entre 2023 e 2024. Até o momento, já foram realizados 414 eventos em 2024, um aumento de 28,17% na comparação com os 323 de 2023. De acordo com o estudo, a receita gerada cresceu de forma expressiva, superando R$ 6,42 bilhões, o que representa alta de 12,27% em relação a 2023.

Para o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, esses números confirmam a posição consolidada do Rio como um dos principais destinos para eventos no Brasil. “Esses resultados mostram o impacto positivo do setor de eventos na economia local, fortalecendo a cidade como um polo de negócios e entretenimento”, afirmou.