CONECTIVIDADE AÉREA

Com o turismo no foco dos investimentos, Governo da Paraíba busca apoio da Embratur para melhorar conectividade

Governador João Azevêdo se reuniu com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para falar de novos atrativos da região e tratar de voos internacionais. Programa recém-lançado, PATI voltado ao Nordeste pode ajudar
Renato Vaz/Embratur
O governador João Azevêdo, da Paraíba, foi recebido pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em Brasília

11/12/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, na tarde desta quarta-feira (11), o governador da Paraíba, João Azevêdo, que apresentou novos atrativos turísticos que estão sendo implementados no estado nordestino. Na ocasião, o gestor estadual falou da necessidade de voos internacionais diretos para a região a fim de atrair mais visitantes estrangeiros para os destinos paraibanos.

De acordo com o governador, a Paraíba está em um momento muito bom para o turismo, com diversos investimentos que devem impulsionar ainda mais a atratividade de visitantes vindos do exterior. 

“Neste ano, já foram realizados grandes eventos esportivos, literários, feiras e shows no nosso estado. Estamos investindo muito para aumentar a capacidade turística na Paraíba. Temos, ainda, o que eu classifico como a ‘cereja do bolo’, que é o Polo Turístico Cabo Branco. Somente este projeto deve dobrar a capacidade hoteleira de João Pessoa, com leitos em resorts e parques aquáticos”, ressaltou o governador.

Voos internacionais
Na ocasião, o governador solicitou que Marcelo Freixo atue para auxiliar na implementação de conexões internacionais no estado, que, segundo ele, possui plena capacidade para isso. “Nós estamos fazendo altos investimentos no setor de turismo e sabemos que muitos dos passageiros que saem de Natal e Recife são da Paraíba, que precisam se deslocar para as viagens ao exterior. Por isso, é imprescindível que comece a haver voos diretos para o nosso estado. Afinal, o Nordeste é a entrada do Brasil”, esclareceu.

O presidente da Embratur afirmou que a demanda de voos internacionais para o estado é válida e que deve atuar, por meio do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), para melhorar a conectividade aérea na região. Nesta terça-feira (10), foi anunciada, junto com o Consórcio Nordeste, a nova fase de captação de voos, voltadas para a região. 

“Estou muito empenhado na questão da aviação, pois acredito que, quanto mais aumentarmos o número de voos, mais estimulamos o turismo. Acredito que levar voos internacionais para a Paraíba é um caminho excelente de estímulo ao turismo, além de ser mais um estado que se tornará internacional. Daremos prioridade a esta demanda, visto que o PATI terá como prioridade colocar voos onde ainda não temos”, disse Freixo, citando o PATI Nordeste.

Polo Turístico Cabo Branco
O Polo Turístico Cabo Branco é o projeto do Governo da Paraíba que foca no desenvolvimento de um complexo turístico planejado, que reunirá resorts, parque aquático, equipamentos de animação e estabelecimentos de comércio e serviços. O projeto está inserido em uma área de 654 hectares, em uma região privilegiada de João Pessoa e próximo a diversos pontos turísticos.

Atualmente, o projeto já conta com o Centro de Convenções de João Pessoa, reconhecido e premiado nacionalmente, com capacidade para receber 20 mil pessoas, simultaneamente, em seus quatro prédios principais. Dentre eles, se destaca o Teatro Pedra do Reino, um dos mais modernos do Brasil, com capacidade para 3 mil espectadores.

PATI
O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), executado pela Embratur, em parceria com os ministérios de Portos e Aeroportos e do Turismo, foca na atração de voos internacionais para o país. 

A iniciativa prevê parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de voos internacionais com destino ao Brasil. Em janeiro, será lançado o primeiro edital de 2025, com foco em atração de novos voos para o Nordeste.