RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Gramado fica em 2º no ranking do Tripadvisor que seleciona os melhores destinos da América do Sul

Cidade gaúcha superou competidoras como Lima, no Peru, e Cartagena e Medellín, na Colômbia; lista com 10 destinos é resultado da avaliação de turistas durante o ano de 2024
Embratur e Sebrae / Divulgação
Segundo o Tripadvisor, Gramado é um “refúgio pitoresco e verdejante que abriga surpresas encantadoras”

31/01/2025 – A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, apareceu em 2º lugar na categoria melhores destinos da América do Sul no prêmio Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores de 2025, da plataforma de viagens Tripadvisor. A lista com 10 mais bem colocados é resultado da avaliação de turistas durante os 12 meses de 2024.

O município gaúcho ficou à frente de destinos como Cartagena e Medellín, na Colômbia. De acordo com o Tripadvisor, “a pequena cidade brasileira de Gramado é um refúgio pitoresco e verdejante que abriga surpresas encantadoras”. “Depois de se divertir bastante nos pedalinhos e nos bosques de pinheiros da Floresta Negra em torno do Lago Negro, faça uma visita ao Snowland, o único parque de neve Indoor da América Latina”, recomenda a publicação.

No ano passado, o Rio Grande do Sul ocupou o quarto lugar entre os principais portões de entrada do Brasil, com a chegada de 879.412 turistas internacionais. Argentina, Uruguai e Paraguai estão entre os principais países emissores, com 857.383 chegadas, ao todo. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, parabenizou o município pelo destaque no ranking. “Gramado é uma das cidades brasileiras que há muito tempo conhece o poder e a importância do turismo. O segundo lugar na premiação do Tripadvisor entre destinos da América do Sul aumenta ainda mais a visibilidade internacional de um município que é exemplo em nosso país”, disse. 

“A gente não pode esquecer que essa conquista é ainda mais importante em um ano em que o Rio Grande do Sul enfrentou a maior tragédia climática de sua história. Isso demonstra a resiliência dos gaúchos e vai mostrar, também, que o setor turístico é essencial para a recuperação de toda a região, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, completou Freixo.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, também comemorou o resultado. “Estamos muito felizes com esta premiação. É um reconhecimento por todo trabalho de divulgação do nosso destino, pelas belezas do município e diversos atrativos que encantam os nossos visitantes. Além disso, a tradição no bem receber da comunidade local e de todo trade turístico é o grande diferencial da cidade”, avaliou.

Com cerca de 40 mil habitantes, Gramado tem 86% da economia oriunda do turismo e se tornou referência internacional no setor com 216 meios de hospedagem e mais de 26 mil leitos disponíveis, além de mais de 300 restaurantes preparados para atender com excelência turistas de todas as partes do mundo.

O reconhecimento atual ao destino se soma a outras conquistas recentes para Gramado. Na edição de 2024 do mesmo prêmio do Tripadvisor, o Colline de France, que fica na região central da cidade, foi considerado o melhor hotel do mundo.

Seleção criteriosa
O Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores é o maior prêmio do Tripadvisor. Segundo o portal, a seleção dos ganhadores “leva em consideração a qualidade e a quantidade de avaliações e pontuações” feitas pelos viajantes, e dá destaque ao grupo de 10% dos melhores perfis da plataforma. À disposição no site especializado estão os rankings de restaurantes, praias, atividades, destinos e hotéis.

Para disputar, porém, não basta apenas ter um perfil no site. O estabelecimento ou destino precisa estar inscrito há pelo menos 12 meses e receber um número mínimo de avaliações dentro do período de análise do prêmio, além de manter ou exceder uma pontuação mínima de círculos no Tripadvisor.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.