10/02/24 – A Embratur participa da Routes Americas, evento que reúne representantes das principais companhias aéreas e aeroportos do mundo e que é uma das feiras mais importantes do setor de aviação comercial do continente. A edição 2025 começou nesta segunda-feira (10) e segue até esta quarta (12) em Nassau, nas Bahamas.
Em parceria com a Associação Brasileira de Aeroportos (ABR), a Agência vai apresentar os atrativos nacionais no estande Visit Brasil. Este é o segundo ano que a Embratur tem seu estande próprio na feira. O primeiro foi em 2024, em Bogotá, na Colômbia. A previsão é que em 2026 a Routes Americas aconteça no Brasil.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a feira é uma importante oportunidade para mostrar ao mundo a estratégia do Brasil para atração de novos voos internacionais. “Alcançamos em 2023 e 2024 um crescimento na conectividade do Brasil muito acima da média global, o que nos permitiu atingir recordes de voos, chegada de turistas e receitas com turismo. Agora vamos para a Routes com o PATI como principal política de atração de novas rotas, e a confiança de um mercado aéreo que hoje tem a segurança de contar com a Embratur quando planeja voar para o Brasil”, salientou.
O PATI é o Programa de Aceleração do Turismo Internacional, que foi implantado em 2024 e tem o objetivo de ampliar o número de assentos em voos internacionais com destino ao Brasil. A iniciativa prevê a realização de parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos, e vai realizar editais regionalizados – o primeiro de 2025 vai focar na atração de voos para o Nordeste.
Segundo o CEO da ABR Aeroportos do Brasil, Fábio Rogério Carvalho, atuar para o crescimento da aviação é compromisso institucional da organização. “Nesse objetivo, a promoção do Brasil como destino e defesa da concorrência na oferta de serviços são pautas que defendemos para que mais brasileiros possam voar. Por isso, estamos mais uma vez com o estande Brasil no Routes Americas, junto com a Embratur. Todos trabalhando de forma conjunta para atrair mais rotas e companhias aéreas para o nosso mercado. Escutar as empresas aéreas internacionais juntamente com os agentes públicos que promovem a política regulatória e a promoção do potencial turístico do país tornam esse evento tão importante para a ABR e para a aviação brasileira”, afirmou.
Além da ABR, a Embratur tem como parceiros no evento o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Como coexpositores, conta com as seguintes concessionárias de terminais aéreos: Aeroportos Brasil Viracopos, BH Airport, CCR Aeroportos, GRU Airport e Zurich Airport Brasil.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, também falou sobre a participação na Routes Americas. “Em 2024, superamos a marca recorde de 6,7 milhões de turistas internacionais e a conectividade aérea é fator imprescindível para conseguirmos avançar na atração de cada vez mais turistas. Na Routes Americas, com o PATI, vamos mostrar a esse importante segmento o quanto o Brasil está preparado para receber mais turistas”, declarou.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o Brasil está pronto para receber ainda mais turistas. “Com investimentos estratégicos, estamos tornando o Brasil um destino cada vez mais atraente para viajantes do mundo todo. O Governo Federal segue investindo no setor, que movimenta a economia e gera emprego e renda”.
Visitantes das Américas
Em 2024, o Brasil ampliou sua conectividade com o mundo. Foram 64.620 voos internacionais para os destinos brasileiros, com capacidade total de 15.230.384 assentos, o que representa um crescimento de 18,4% em voos e 18,7% em poltronas.
Para se ter uma ideia da relevância do modal aéreo, dos 6.773.619 turistas estrangeiros que visitaram o Brasil no ano passado, 4.509.022 chegaram de avião – 18,8% a mais do que em 2023.
Routes Americas
Em sua 18ª edição, a feira conta com a presença de 90 das principais companhias aéreas da região. A previsão é que haja mais de 3 mil reuniões com representantes de aeroportos e destinos para identificar novas oportunidades de rotas entre os países.