PROMOÇÃO DE DESTINOS

Embratur reúne secretários municipais de Turismo para alinhar estratégias de promoção do Brasil no exterior

Agência colocou equipe técnica à disposição dos gestores públicos para implementar estratégias conjuntas de atração a turistas estrangeiros
Renato Vaz/Embratur
Encontro aconteceu no auditório da Embratur, em Brasília

12/02/25 – Com o objetivo de se aproximar de quem faz o turismo na ponta, a Embratur promoveu, na manhã desta quarta-feira (12), um encontro com secretários municipais de turismo de diversas partes do Brasil. Na ocasião, que contou com a parceria com a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), foram apresentadas aos gestores as estratégias de promoção do turismo desenvolvidas pela Agência e como elas podem ser aplicadas nas ações dos municípios.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou a pluralidade dos atrativos brasileiros e incentivou que os secretários municipais busquem colocar em evidência o que cada cidade tem de melhor. “O Brasil tem um potencial turístico enorme. Muito se fala em sol e praia, mas nenhum país no mundo tem a diversidade brasileira no que diz respeito à gastronomia, à cultura e à natureza. A gente tem uma capacidade receptiva muito grande. A alegria do povo brasileiro é mais um produto que a gente tem. E isso nós encontramos em todos os estados”, ressaltou.

O presidente da Anseditur, Italo Mendes, enalteceu o apoio da Embratur para a qualificação do trabalho das Secretarias, bem como para a promoção do turismo brasileiro no exterior como um todo. “A gente vem de uma história em que a capilaridade da comunicação com o setor de turismo era muito pequena, mas, agora, a Agência posicionou a imagem do Brasil no exterior e colheu bastantes resultados já em um curto espaço de tempo”, enfatizou. 

Italo Mendes aproveitou para falar da importância do apoio da Embratur na promoção dos destinos brasileiros. “A equipe da Embratur tem subsidiado muito as Secretarias de forma técnica, científica e orientada para esse trabalho de promoção com dados, com informação e com conhecimento. A gente conseguiu avançar muito no turismo nos últimos anos dada essa parceria, que é fruto dessa liderança da Embratur”, concluiu.

Nesse sentido, Marcelo Freixo colocou a Embratur à disposição para fornecer insumos aos municípios e auxiliar na promoção dos destinos. Segundo ele, a parceria pode contribuir com a capacitação dos dirigentes e estimular que sejam pensadas ações para o turismo de forma estratégica. 

“A gente precisa buscar cada vez mais qualificação. Muitas vezes falamos em capacitar quem está na ponta, como quem trabalha no hotel e no restaurante, mas a gente tem que capacitar os secretários também porque vocês vão ser fontes fundamentais de fazer o prefeito entender que aquela cidade será desenvolvida, vai atingir um outro patamar social se pensar no turismo de forma estratégica”, explicou o presidente da Embratur.

Parceria

O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, fez uma apresentação sobre as ações estratégicas da Agência e de que forma cada município pode aproveitar dados e exemplos para promover seus atrativos turísticos lá fora. 

“A gente tem feito uma mudança de mentalidade dentro da própria Embratur nos últimos dois anos, trazendo bastante tendência comercial para as tomadas de decisões. E isso pode ser aproveitado de várias formas para a promoção local dos destinos, principalmente por meio do uso dos dados”, explicou Reis.

Participaram do encontro: Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania de Campo Grande/MS; Sávio Normando, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina/PI; Cristiano Araújo, secretário de Turismo do Distrito Federal; Alexandre Pereira – ex-secretário de turismo de Fortaleza/CE; Fábio Andrade, secretário de turismo de Aracaju/SE; Marcos Nascimento, representando o secretário de Turismo de Natal/RN; Thiago Ângelo, secretário de Turismo do Recife/PE; Nárcia Kelly, presidente da GoiâniaTur/GO; Ana Paula Setti, presidente da Agência de Turismo de Palmas/TO; Eduardo Monteiro, secretário de Turismo de Maceió/AL; Zé Luiz Veloso, secretário Municipal de Turismo de Curitiba/PR; Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo/SP; Paulo Moraes, secretário de Turismo de Porto Velho/RO; Alex Secretário, secretário adjunto de Turismo de Porto Velho/RO; e Valter Pinto, secretário de Cultura e Turismo de Salvador/BA.