TURISMO MICE

Em parceria com a PCMA, Embratur lança nova fase de campanha que mostra Brasil como destino ideal para turismo de negócios e eventos

Campanha MICE com o tema ‘Visite Brasil: Donde los Negocios Encuentran Inspiración’ foca no mercado latino-americano e potencializa vendas para o país
Embratur e Sebrae/Divulgação
Objetivo da campanha é destacar as vantagens competitivas do Brasil, como infraestrutura moderna, conectividade estratégica e diversidade de destinos

14/2/2025 – Depois do sucesso nos Estados Unidos, chegou a vez da América Latina! A Embratur lançou, nesta quinta-feira (13), a segunda fase da campanha MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exibições) – Visit Brasil, agora voltada ao mercado latino-americano. A iniciativa, realizada em parceria com a Professional Convention Management Association (PCMA), busca fortalecer a presença do Brasil como destino ideal para eventos internacionais, congressos e conferências.

Com o tema “Visite Brasil: Donde los Negocios Encuentran Inspiración”, a campanha digital será promovida ao longo deste mês de fevereiro, alcançando três mil potenciais compradores e tomadores de decisão na região. O objetivo é destacar as vantagens competitivas do país, como infraestrutura moderna, conectividade estratégica e diversidade de destinos – desde grandes centros urbanos até locais com cenários naturais exuberantes que combinam negócios e lazer. A divulgação será realizada nos canais da PCMA, incluindo newsletters e LinkedIn.

Primeira fase
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “na primeira fase da campanha, voltada ao público norte-americano, a ação ‘5 reasons to think Brasil for your next meeting’ gerou resultados expressivos, consolidando o Brasil como uma opção atrativa para eventos globais.” “Além da infraestrutura, fatores como hospitalidade, cultura rica e gastronomia única foram destaques na comunicação”, citou.

Ainda de acordo com Freixo, o MICE é um dos nossos segmentos prioritários da Agência para 2025. “E começamos o ano com uma parceria estratégica com a PCMA, ampliando nossa capacidade de atrair eventos internacionais. Nossa meta é fortalecer o Brasil como escolha principal para congressos e viagens de incentivo, um setor estratégico que impulsiona a economia e gera oportunidades para os brasileiros”, complementou.

Parceria com a PCMA
Presente em 59 países na Europa, América do Norte, América Latina, Oriente Médio e Ásia Pacífico, a PCMA é uma das entidades mais influentes do setor MICE, com uma base de membros composta por 67% de planejadores de eventos e 78% de tomadores de decisão. 

Seus associados incluem representantes de segmentos estratégicos, como tecnologia, saúde, educação, finanças, turismo, setor público e sustentabilidade.

A instituição também edita a Convene Magazine, uma publicação premiada com mais de 36 mil assinantes, consolidando sua influência global no setor de eventos e conferências.

Com essa parceria estratégica, a Embratur segue fortalecendo o Brasil no cenário internacional. Neste contexto, o país se consolida como um destino essencial para quem busca inovação, infraestrutura e experiências únicas no setor de eventos.

Conectividade
O Brasil conta com uma ampla malha aérea para atender ao turismo de negócios e eventos. São 17 aeroportos atuando em voos comerciais e, em fevereiro deste ano, serão 6.313 voos internacionais para o país, oferecendo 1.495.521 assentos. Para a América Latina, são 3.772 voos que disponibilizam 742.660 assentos, facilitando o acesso de participantes e expositores aos destinos brasileiros. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.