17/02/25 – Com o objetivo de incentivar a inclusão de mais municípios brasileiros na rota do turismo internacional, a Embratur realizou, na quinta-feira (13), uma palestra para apresentar a prefeitos e prefeitas as ferramentas de inteligência e o Portal de Dados da Agência, que podem ser utilizados para embasar estratégias de promoção das cidades como destinos de visitantes vindos do exterior.
A palestra aconteceu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que aconteceu em Brasília (DF) na semana passada. Na ocasião, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, fez uma apresentação sobre o que é o trabalho desenvolvido pela Agência. A intenção, segundo ele, é aproximar ainda mais a Embratur do trade turístico, promovendo o diálogo e fortalecendo a promoção internacional.
“Nossa ideia aqui é poder compartilhar um pouco o status atual da Embratur do ponto de vista de como a gente pode ajudar as associações, as prefeituras e os destinos turísticos que querem se posicionar para o mercado internacional. Nós podemos trabalhar em parceria com os nossos colaboradores do turismo”, enfatizou Reis.
Ferramentas de Inteligência e Portal de Dados
O gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Agência, Fábio Montanheiro, apresentou aos prefeitos e prefeitas as ações implementadas pela Embratur e as próximas estratégias para promoção internacional dos destinos brasileiros. Ele destacou a importância de o trade usar as novas informações do Portal de Dados da Embratur para dar mais efetividade aos projetos e tomadas de decisão tanto nos governos municipais e estaduais quanto no setor privado.
“Eu sei o quanto essas ferramentas são importantes para as prefeituras dos destinos, que são onde efetivamente o turismo acontece. Por isso, gostaria de abrir o canal de comunicação, tanto para que vocês nos consultem sempre que precisarem, quanto para que vocês nos passem também os dados e levantamentos locais, para que esses dados fiquem cada dia mais completos”, afirmou Montanheiro.
Além disso, o gerente enalteceu a importância do evento e destacou como é uma oportunidade importante para o estreitamento de laços entre a Embratur e quem está na ponta da cadeia de turismo. “Esse encontro é muito importante porque nós podemos apresentar as ferramentas de dados e de competitividade, que é muito importante para as prefeituras. Sabemos que os municípios querem trabalhar com a geração de inteligência também e, juntos, podemos transformar todo esse conjunto de informações em uma rede internacional de inteligência de mercado”, completou.
Market insights
Após a apresentação das ferramentas de dados, foi a vez da coordenadora de articulação com o Trade Nacional da Embratur, Carina Câmara, falar sobre as estratégias que a Agência utiliza para se conectar com os municípios, o trade e todos que estão na ponta da estratégia de desenvolvimento do turismo.
“A Embratur é uma bússola para direcionar o trade na promoção do turismo internacional. Para isso, organizamos as informações para promover a estratégia de mercado. Para a efetividade desse trabalho, é necessário que haja uma sinergia entre as ações de promoção do turismo, com press trips, famtours, campanhas publicitárias, participação em feiras e eventos”, explicou a coordenadora.
Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas
Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, a Embratur participou ativamente do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, esteve presente na abertura oficial, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, e de ministros e outras autoridades.
Além disso, houve também a palestra do diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, na quarta-feira (12), durante o painel Cidades Inteligentes e Resilientes, do Ministério das Cidades. Na ocasião, Gevaerd mostrou como o turismo pode contribuir com o processo de transformação de cidades inteligentes e apresentou as ações da Embratur para fortalecer a inovação nos destinos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.