12/03/2024 – A Latam promoveu uma influencer trip com influenciadores peruanos para apresentar os destinos paranaenses a turistas do país andino. Os quatro convidados visitaram Curitiba e destinos como Ilha do Mel e Morretes. A iniciativa da companhia aérea é parte do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), criado pela Embratur com o objetivo de ampliar o número de assentos em voos internacionais com destino ao Brasil.
As press trips e influencer trips são ferramentas importantes para apresentar novos destinos a turistas internacionais. Nesse caso, a visita dos influenciadores fortalece a promoção do voo da Latam que faz o trajeto que conecta a capital peruana, Lima, a Curitiba. A rota Peru-Brasil está no conjunto das três primeiras cartas de aceite do PATI, entregues em junho de 2024.
A Embratur também atuou na articulação e no roteiro da visita do casal de influenciadores ao lado da Viaje Paraná e da Curitiba Convention & Visitors Bureau. Os convidados aterrissaram no estado na última quinta-feira (6) e finalizaram o roteiro nesta segunda (10). “Paraná é um estado importantíssimo para a promoção internacional do Brasil e o PATI vem para fazer essa conexão. O programa garante, a partir de parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos, que ao promovermos o país no exterior, os turistas consigam chegar aos nossos destinos com facilidade”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, ressaltou a importância da parceria com a Embratur. “Receber jornalistas e influenciadores de outros países é fundamental para o fomento do nosso turismo a nível internacional, especialmente junto ao público final. Agora que temos um voo direto entre Curitiba e Lima, essa parceria com a Embratur é muito importante para levarmos as belezas paranaenses aos peruanos, por meio das press trips. Com certeza essas ações vão resultar em mais turistas daquele país aqui no Paraná”, disse o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
A diretora executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Cristiane Santos, convidou os peruanos para a capital paranaense. “Influenciadores são muito bem vindos e sempre buscamos evidenciar o que temos de melhor no destino, pois eles conseguem aproximar o nosso público potencial com vivências na prática, e demonstrando sempre de forma muito real tudo do que os nossos futuros visitantes podem encontrar por aqui. Desejamos receber muitos peruanos através do voo novo da Latam. Estamos sempre disponíveis para ações da Embratur, e ficamos muito felizes em poder contribuir com a promoção Internacional do nosso país”, comentou Cristiane.
Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, por sua vez, afirmou que a companhia está comprometida com a vinda de turistas internacionais ao Brasil. “A nova rota direta Lima-Curitiba da Latam, selecionada no PATI 2024, está dentro da nossa estratégia de continuar conectando, cada vez mais, o Brasil com o mundo. É uma satisfação para a companhia apoiar este movimento de internacionalização, voltado a trazer mais estrangeiros ao nosso país. A Latam aguarda os próximos editais do Programa, e nos disponibilizamos a colaborar com outras ações de promoção, como a que estamos fazendo agora junto a parceiros do estado do Paraná”
PATI
Lançado em 20 de março de 2024, o PATI prevê a realização de parceria público-privada com as companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de assentos e voos internacionais com destino ao Brasil. O programa é executado pela Embratur, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) oriundos de parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e o de Portos e Aeroportos (MPor).
Na rodada piloto do programa, em 2024, os três projetos contemplados representaram um acréscimo de 160 mil novos assentos em voos internacionais para o Brasil, no período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Como impacto econômico, estudos da FGV indicam que o investimento de R$5 milhões no programa piloto deve gerar R$153 milhões em divisas para o turismo. Além disso, cada R$1 investido pelo Governo Federal mobilizou R$2,58 da iniciativa privada, reforçando a sustentabilidade do modelo.
Entre os contratos assinados, destacam-se o voo da Latam conecta Lima a Curitiba, e duas propostas enviadas pelo GRU Airport (Aeroporto de Guarulhos), o voo da Lufthansa conecta Munique, na Alemanha, a São Paulo (SP), e o voo da Royal Air Maroc, liga Casablanca em Marrocos à capital paulista.
Recorde paranaense
O Paraná teve a melhor entrada de turistas internacionais da série histórica do estado referente ao mês de janeiro. No primeiro mês de 2025, os destinos paranaenses receberam 206.861 visitantes de outros países, um crescimento de 25,7% em relação a janeiro de 2024, quando o registro foi de 164.530. A diferença é de 42,3 mil entradas.
O segundo maior janeiro registrado no estado, dentro da série histórica iniciada em 1995, é o de 2018, quando a região recebeu 178.720 turistas de outros países. Os dados são da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).
Bogotá-São Paulo
A Embratur atuou de forma semelhante em uma press trip da Latam com o influenciador colombiano Camilo Duque em São Paulo (SP). Nesse caso, a ação foi motivada pelo crescimento no número de turistas da Colômbia na capital paulista. A Agência forneceu apoio técnico para otimizar a visita.