PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Brasília ganha destaque como destino internacional durante feira de turismo em Portugal

Capital brasileira é apresentada por seus atrativos que vão desde o reconhecimento pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, até os atrativos naturais do bioma cerrado
Márcio Menasce/Embratur
A cidade foi um dos destaques no estande da Embratur

15/03/2025 – Cultura, história, belezas naturais, boa gastronomia, arquitetura e urbanismo ímpares e outros atrativos mostram que Brasília está muito além de ser apenas a capital federal. A cidade foi um dos destaques no estande da Embratur como rota turística internacional na 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a mais importante feira de turismo internacional de Portugal, que acontece de 12 a 16 de março.

Inserida no projeto Vitrine Visit Brasil (Feel Brasil), projeto da parceria Embratur e Sebrae voltado a diversificar a oferta turística do Brasil e promover experiências turísticas únicas, Brasília foi apresentada com destaque na perspectiva inovadora de sua arquitetura e urbanismo integrada com os aspectos naturais do cerrado brasileiro, com áreas verdes em meio aos prédios e monumentos, formando um cenário singular adornado pelo seu vibrante céu azul. 

No estande do Brasil, foi exibido um vídeo sobre o passeio ciclístico pela cidade, que apresenta os principais monumentos da capital, além de ter sido realizado um sorteio de passagem da TAP. Outro ponto de destaque do evento foi o cooking show e degustação, apresentado pelo chef Gil Guimarães. Ele desenvolveu o cardápio da revitalização da Casa De Chá, projeto histórico de Brasília, produzido por Oscar Niemeyer. 

“A participação do chef Gil Guimarães traz para o público da BTL uma mostra qualificada da mistura de sabores e saberes que caracteriza a riqueza e a diversidade da nossa gastronomia brasileira. Quem visita o Brasil é mergulhado nesse universo de possibilidades que as cozinhas de cada região do nosso país oferecem. Sem dúvidas, poder sentir os sabores e os aromas brasileiros é mais um atrativo entre tantos outros que têm levado um volume recorde de turistas a nos visitarem, como os quase três milhões que já estiveram no Brasil somente neste ano”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, participar de eventos internacionais como a BTL em Lisboa é uma oportunidade estratégica para mostrar que Brasília como um destino completo. 

“Nossa capital se consolida como um destino completo, com experiências que surpreendem os visitantes, como a Rota do Vinho, que destaca a Vinícola Brasília e a crescente produção vinícola local. Além disso, Brasília se destaca como um polo para grandes eventos, oferecendo infraestrutura de excelência para feiras, congressos, shows e competições esportivas de nível internacional. Queremos reforçar ao mundo que Brasília é um destino vibrante, diverso e pronto para receber turistas e grandes negócios”, afirma. 

O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressalta que as estratégias adotadas nas feiras internacionais para aumentar o fluxo de turistas no Brasil contribuem para a geração de emprego e renda para os Pequenos e Microempreendedores. “Um número significativo de negócios do Turismo é de pequenos negócios. Desta forma, esses acontecimentos permitem o alinhamento de um posicionamento de Brasil perante as lideranças que trabalham no setor, sejam públicas ou privadas. E o Sebrae é um ator fundamental, pois precisamos compartilhar experiências, dando mais clareza aos mais de 97% dos empreendedores, que são de pequenos negócios, para que eles possam atuar na construção de soluções e serviços, que permitem gerar empregos e inclusão no país”, afirma.

A Embratur tem como parceiros no evento a TAP Air Portugal, o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Secretaria Municipal de Turismo do Distrito Federal e o Ministério do Turismo.

Portugal-Brasil

Os destinos brasileiros ocupam o 1º lugar entre os países em viagens de longa distância dos portugueses, à frente dos concorrentes caribenhos. A relação turística entre as duas nações vem crescendo nos últimos anos. O número de turistas portugueses nos destinos brasileiros, por exemplo, aumentou 19,67% entre 2023 e 2024, saltando de 182.463 chegadas no ano retrasado para 218.354 no ano passado. Em 2019, último ano antes da pandemia, o registro foi de 176.229.