25/03/2025 – Os turistas brasileiros e europeus já podem garantir seus bilhetes para os novos voos diretos entre Madri e o Nordeste do Brasil. A Iberia anunciou, nesta terça-feira (25), o início da comercialização de passagens para as novas rotas que conectarão a capital espanhola a Recife e Fortaleza no próximo verão.
Enquanto a rota facilitará o acesso de viajantes europeus a destinos no Brasil, impulsionando turismo e negócios no Nordeste e em outras regiões, a Embratur atuará, em parceria com a Iberia e os dois estados, na promoção do Nordeste na Espanha. Os novos voos ampliam ainda mais as possibilidades de acesso para destinos em outras regiões do Brasil.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a abertura dessas novas rotas diretas representa um avanço estratégico para o fortalecimento da conectividade aérea do país. “Fortaleza e Recife são portas vibrantes de entrada para as belezas e experiências únicas do Brasil. Estamos ampliando o acesso de turistas espanhóis e europeus ao nordeste brasileiro, com um impacto direto na economia local e na geração de emprego através do turismo. Em 2024, tivemos um aumento de 13% no número de turistas vindos da Espanha, um crescimento que queremos manter e ampliar com o incremento de rotas como essa”.
O potencial turístico brasileiro também foi destacado por María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Clientes, de Desenvolvimento de Rede e Alianças da Iberia. “Acreditamos que o Brasil tem um grande potencial, além das principais cidades para as quais já voamos. Com a incorporação dos novos A321XLR podemos explorar novas rotas do outro lado do Atlântico, ver sua aceitação e ir adaptando a oferta à demanda gradualmente”, destacou.
Novos voos
A partir de 13 de dezembro de 2025, Recife passará a contar com três voos semanais operados pela Iberia, com saídas de Madri às segundas, quartas e sábados. Em fevereiro de 2026, a frequência aumentará para quatro e, posteriormente, para cinco voos semanais.
“Essa nova conexão representa um passo fundamental para fortalecer ainda mais os laços entre Pernambuco e a Europa. Ao impulsionar o turismo, geramos oportunidades para atrair visitantes que, além de dinamizar a economia do nosso Estado, poderão conhecer de perto nossas tradições, nossas belezas naturais e toda a riqueza da nossa cultura”, disse Priscila Krause, governadora em exercício.
Eduardo Loyo, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), ressaltou que “o voo é o resultado de um trabalho que iniciamos em 2023 junto à Iberia e a Embratur. Estamos felizes por começarmos a nova rota ainda em 2025, ampliando ainda mais o acesso do mercado europeu a Pernambuco. Sem dúvida, o turismo do Nordeste será impactado com essa rota”, afirmou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
Já Fortaleza receberá seu primeiro voo direto em 19 de janeiro de 2026, com três frequências semanais, passando para quatro a partir de 16 fevereiro. “Este voo direto da Iberia para Fortaleza representa um divisor de águas para o nosso turismo e para a nossa economia”, celebra o secretário de Turismo, Eduardo Bismarck. “É um trabalho árduo que contou com o apoio decisivo do governador Elmano de Freitas. Agora, o Ceará está ainda mais conectado com o mundo, atraindo turistas e investimentos”, enfatizou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.