PROMOÇÃO DE DESTINOS

Embratur destaca internacionalização do turismo durante o 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Coordenador de Mercados Internacionais da Agência, Alisson Andrade falou no evento sobre a estratégia de marketing e de apoio à comercialização da Embratur
Embratur/Divulgação
Alisson Andrade palestra em evento que debate estratégias para impulsionar o turismo em Minas Gerais

26/3/2025 – A Embratur marcou presença no 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte. O evento, que começou nesta quarta-feira (26) e vai até sexta (28), tem como objetivo fortalecer a integração entre gestores municipais, o governo estadual e profissionais do setor turístico a partir do debate de estratégias que impulsionem o turismo no estado.

Representando a Embratur, o coordenador de Mercados Internacionais da Agência, Alisson Andrade, ministrou uma palestra sobre a estratégia de marketing e de apoio à comercialização da Embratur.  Durante sua apresentação, ele destacou o papel da Embratur na internacionalização dos destinos brasileiros e apresentou iniciativas que visam aumentar a entrada de turistas estrangeiros no país.

“O aumento de negócios com o mercado internacional impacta diretamente na geração de empregos e na economia do setor de turismo no Brasil. Nosso objetivo é posicionar o Brasil como um destino sustentável, além de ampliar a competitividade das empresas e produtos turísticos brasileiros”, afirmou Andrade.

Outro tópico que o coordenador abordou foram os objetivos do Plano Estratégico 2024-2027 da Embratur. Entre eles, a meta de alcançar 8,1 milhões de turistas estrangeiros anuais até 2027 e elevar para US$ 9 bilhões a receita anual gerada por turistas internacionais, além de estimular boas práticas ambientais e culturais nos destinos brasileiros.

Alisson Andrade apresentou, ainda, os mercados prioritários para o estado e as ações desenvolvidas para atrair mais visitantes internacionais, como famtours, press trips e campanhas digitais. “Nos últimos anos, realizamos diversas ações de promoção, incluindo o episódio da websérie ‘Turismo Transforma’ que retrata o queijo canastra que virou roteiro turístico e ajuda a posicionar Minas Gerais no cenário internacional”, lembrou.

Minas no mundo
Os resultados dessas ações já aparecem nos números: no primeiro bimestre deste ano, Minas Gerais recebeu 9.390 turistas estrangeiros. Em 2024, registrou 43.287 chegadas de turistas estrangeiros, um crescimento de 12,36% em relação ao ano anterior. 

No contexto nacional, o Brasil recebeu 6,77 milhões de turistas internacionais em 2024. Esse fluxo gerou US$ 7,34 bilhões em receitas, uma alta de 5,8% em comparação a 2023.

O 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), em parceria com Sebrae Minas, FECITUR, Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e a Associação Mineira de Municípios (AMM).