27/3/2025 – O turismo brasileiro segue ganhando força como motor de desenvolvimento econômico e social. Nesta quinta-feira (27), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do Encontro Nacional de Gestores de Turismo do Sebrae, realizado em São Luís (MA). O evento reforçou a importância da parceria entre as instituições para a promoção e fortalecimento do setor, que já representa 8% do PIB nacional “e tem potencial para crescer ainda mais”, conforme afirmou Freixo.
Durante o encontro, que reuniu representantes de todas as unidades da Federação, o presidente da Agência ressaltou a importância do trabalho conjunto com o Sebrae para consolidar o turismo como política pública estratégica. Além de Freixo, participaram do encontro o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, a coordenadora de Articulação com o Trade Nacional, Carina Camara, e Sáskia Lima de Castro, gerente de Gestão de Gabinete.
“A potência dessa relação Embratur e Sebrae está nesse fortalecimento do turismo enquanto política pública. São muitas as possibilidades dessa parceria e estamos colocando em prática de forma estratégica. Precisamos entender e promover a valorização do turismo como o motor da economia”, disse o presidente da Embratur.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão destacou os investimentos no turismo local e celebrou o recente reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. “Não basta apenas o título, é fundamental cuidar desse patrimônio. Estamos investindo em infraestrutura, incluindo a construção de 20 aeroportos regionais, para impulsionar o turismo sustentável”, afirmou Brandão.
Gerente da Unidade Nacional de Competitividade do Sebrae, Fábio Krieger, reforçou a relevância do turismo para a instituição e destacou a importância da união de esforços. “A gente acredita muito no turismo. É o setor que a gente mais investe no Sistema e é muito importante essa soma de expertises do Sebrae e da Embratur nessa parceria”, ressaltou.
Já a coordenadora nacional de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, enfatizou que a cooperação entre as instituições é fundamental para estruturar o setor nos próximos anos. “Estamos aqui tratando a estratégia de atuação do Sebrae para 2025/2026 e a parceria com a Embratur ocupa um lugar importante nesse planejamento”, afirmou.
Parceria
Os investimentos no turismo já demonstram resultados significativos. Em 2024, o Brasil bateu recordes de arrecadação, chegada de turistas e ampliação da conectividade aérea. Nos dois primeiros meses de 2025, houve um aumento de 57% na chegada de turistas internacionais e um crescimento de 12% na oferta de voos.
A parceria entre Embratur e Sebrae tem sido determinante para esses avanços. Entre as iniciativas estão a realização de dez press trips, oito famtours, 15 feiras e duas campanhas internacionais. Destaque também para a plataforma Brasil Travel Specialist, lançada na FITUR, voltada à capacitação de operadores turísticos estrangeiros, e o programa Vitrine Visit Brasil, que catalogou 101 experiências turísticas pelo país.
Para garantir o crescimento sustentado do setor, Embratur e Sebrae estão desenvolvendo um novo plano de promoção internacional do Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A iniciativa será lançada no Visit Brasil Summit, em maio, e visa alinhar estratégias de estados, municípios e setor privado para otimizar investimentos e ampliar a competitividade do Brasil como destino turístico.
Maranhão
O Maranhão vem ganhando destaque no exterior. Em 2024, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses figurou entre os dez destinos alternativos recomendados pela USA Today e foi apontado pela Travel + Leisure como uma “joia escondida” para se visitar em 2025. Estima-se que cerca de 69.500 turistas estrangeiros tenham visitado o Maranhão em 2024, com projeção de crescimento para 75 mil em 2025.
Atuação da Embratur
A Embratur possui uma série de ferramentas para promover destinos brasileiros no exterior. Em relação ao Maranhão, a Agência e o Sebrae realizaram viagens de familiarização (famtours) com operadores internacionais em destinos como São Luís, Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Atins, Carolina e Riachão. E o Roadshows “Visit Brasil América Latina” promoveu São Luís e ampliou a presença do estado em países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Complementando essas iniciativas, a Agência investiu em campanhas promocionais, como a “Discover Spectacular Brazil”, voltada ao público europeu, e a campanha “Always On”, que gerou um aumento expressivo na visibilidade digital do Brasil nos EUA e América Latina. E a participação em feiras internacionais promoveu o Maranhão e outros destinos nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.