PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Jornalistas dos Estados Unidos visitam Pantanal em ação para impulsionar o ecoturismo brasileiro

Press trip da Embratur em parceria com o Sebrae busca aproximar norte-americanos das belezas e singularidades do bioma reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco
Divulgação/Embratur-Sebrae
A experiência imersiva pelo Pantanal, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, segue até sexta-feira (4)

31/3/2025 – Jornalistas dos Estados Unidos (EUA) estão conhecendo de perto as belezas e singularidades do Pantanal, considerado uma das maiores extensões de terras úmidas contínuas do planeta. A press trip, que inicia nesta segunda-feira (31), é promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae, com o objetivo de ampliar a visibilidade do Brasil na imprensa internacional e consolidar o Pantanal como um destino de ecoturismo para o público norte-americano.

A experiência imersiva pelo Pantanal, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, segue até sexta-feira (4).  A iniciativa conta ainda com o apoio da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS), Refúgio Ecológico Caiman e Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Durante cinco dias, os comunicadores participarão de atividades em meio à exuberante natureza do Pantanal Sul. A Caiman, um refúgio ecológico de 53 mil hectares, será um dos destaques da programação. O local abriga centros de pesquisa, como o Projeto Arara Azul, além de oferecer experiências como o Safari Pantanal e o Onçafari, que monitora e protege onças-pintadas. O grupo também terá a oportunidade de realizar canoagem, focagem noturna – observação dos animais à noite quando saem para se alimentar. Visitarão ainda o Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, localizado em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação fortalece a imagem do Pantanal no mercado turístico internacional. “As press trips fazem parte do conjunto de ações  estratégias que temos executado para promover nossos destinos para o mundo. No Pantanal estamos diante de um destino, ao mesmo tempo, único e diverso. Além da sustentabilidade, o turista internacional encontra ecoturismo, flora, fauna, gastronomia e cultura singulares. Promover internacionalmente o Pantanal por meio da imprensa especializada também leva para o mundo o posicionamento do Brasil em apoiar as comunidades da região, estimula o fluxo de turistas estrangeiros e amplia a geração de emprego e renda por meio do turismo”, garante.

De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, “só o Brasil possui seis biomas e precisamos mostrar isso para o mundo. O Pantanal é um desses biomas e diferencia como um espaço turístico, que possibilita que o Brasil se posicione em patamar de competitividade de outros destinos mundiais. O turismo aquecido gera emprego e renda e os pequenos negócios predominam neste setor”, afirma.

A Fundtur/MS enfatizou a importância da press trip para consolidar o Pantanal como referência global em ecoturismo. “Essa é uma ação que converge totalmente com nossa estratégia de potencializar o MS no mercado norte-americano. E o Pantanal vem como destaque dessa ação de divulgação por meio da press trip para nos auxiliar a ampliar a visibilidade do destino sul-mato-grossense, das ações de conservação e sobre Turismo Regenerativo. Vamos também aproveitar a vinda dos jornalistas para apresentar nossos destinos como Bonito-Serra da Bodoquena (mesmo que eles não visitem dessa vez) para poderem conhecer o melhor que nós temos aqui”, enfatizou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Já o refúgio ecológico Caiman pontuou a relevância da conservação ambiental para o turismo sustentável. “Um dos nossos lemas na Caiman é: Pantanal, quem conhece, preserva. Queremos que cada vez mais pessoas no mundo conheçam os encantos de um bioma fundamental para o planeta e, assim, entendam a urgência em conservá-lo”, disse Roberto Klabin, fundador e proprietário da Caiman.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, um dos principais pontos de conexão para turistas internacionais, também apoia a ação e destaca o aumento da demanda pelo destino Pantanal. “Atrair o público norte-americano para o Brasil com iniciativas como essas abrem portas para o turismo internacional e mostra ao mundo não apenas nossas belezas naturais como também a estrutura que o país tem para receber a todos. Estamos honrados em fazer parte da viabilização desse projeto com nossos múltiplos destinos e oferecendo conectividade a mais de 100 destinos domésticos e internacionais, incluindo o Pantanal, um destino com potencial turístico único e extremamente importante para nós”, afirma Julia Orrico, Gerente de Negócios Aéreos de GRU Airport.

Pantanal em alta

De acordo com o Portal de Dados da Embratur, no primeiro bimestre de 2025, Mato Grosso do Sul já recebeu 20.849 turistas estrangeiros. Ao longo de 2024, foram 76.557 visitantes internacionais. A expectativa é que essa press trip impulsione ainda mais a presença de turistas norte-americanos na região.