CONSTRUÇÃO COLETIVA

Presidente da Embratur participa de debate sobre Inovação e Soft Power em Recife-PE

Na UFPE, Marcelo Freixo apresentou aos estudantes de cursos de graduação e pós-graduação o trabalho desempenhado pela Agência para o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil
Divulgação/Embratur
O evento foi direcionado a alunos de graduação e da pós-graduação da UFPE – especialmente àqueles ligados à área de turismo

04/04/2025 – A Embratur participou de debate sobre Inovação e Soft Power, nesta sexta-feira (4), em evento promovido pelo Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) e pelo Programa de Pós-Graduação em Hotelaria em Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em Recife, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explicou como a Agência atua no fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil e abordou a importância da cultura para a reputação do país no exterior.

Freixo participou do painel “Inovação e Soft Power: o audiovisual e a imagem do Brasil”. Para ele, mais do que um espaço de debates, a mesa formou um importante ambiente de construção coletiva, onde foi possível trocar experiências e conhecimento com foco em fortalecer a imagem do Brasil como o destino diverso, inovador e preparado para receber turistas de todo o mundo.

“O turismo não é só lazer, é a grande indústria do século 21 e isso deve ser amplamente discutido. Já conseguimos colocar o Brasil numa condição de competitividade no turismo internacional, alcançando recordes de chegadas, receita e conectividade. Diante disso, devemos continuar trabalhando estrategicamente para projetar o futuro, também por meio das mídias, do audiovisual, sempre com inovação”, afirmou Freixo.

O painel contou também com a participação da professora do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) Nathália Körössy, que fez um panorama do turismo audiovisual no mundo e no Brasil, e do  desenvolvedor de jogos, líder do Accelerator Program @ Brazil Games e um dos jurados do prêmio da Embratur “Brasil tá pra game”, Rodrigo Carneiro, que, por sua vez, debateu o potencial dos jogos digitais para promover o país, com destaque para a aproximação do turismo e games.

O evento foi direcionado a alunos de graduação e da pós-graduação da UFPE – especialmente àqueles ligados à área de turismo – e a profissionais e estudantes de outros campos do conhecimento interessados em turismo, como audiovisual, turismo audiovisual e promoção do país/soft power.

Conexão Embratur

O projeto Conexão Embratur nas Universidades, por meio do qual a Embratur foi parceira do evento em Recife, busca aproximar a Agência das instituições de ensino superior para discutir temas ligados ao turismo, à promoção internacional do país, a segmentos ligados à economia criativa (audiovisual, patrimônio, literatura etc.) e ao universo da inovação e sustentabilidade.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.