CAPACITAÇÃO

Webinar promove oportunidade inédita para internacionalizar novas empresas e ampliar produtos do Brasil focados em sustentabilidade

Iniciativa financiada pelo Governo da Alemanha em parceria inédita com a Embratur, Import Promotion Desk vai selecionar e preparar até 15 empresas de turismo no Amazonas e Bahia para inserção nos mercados da Europa
Embratur/Divulgação
Webinar é fruto de parceria com o Import Promotion Desk (IPD), programa financiado pelo governo da Alemanha

08/04/2025 – A Embratur deu um passo importante para fortalecer a profissionalização do mercado receptivo brasileiro para promoção de negócios sustentáveis nos principais mercados europeus. Em parceria com o Import Promotion Desk (IPD), programa financiado pelo governo da Alemanha, foi realizado, nesta terça-feira (8), um webinar que visa conectar pequenas e médias empresas que atuam em experiências de turismo sustentável no Amazonas e na Bahia.

O IPD é uma iniciativa financiada pelo Ministério de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha conectando importadores europeus a fornecedores confiáveis em 21 países. A iniciativa facilita negócios sustentáveis em turismo e outros  setores como ingredientes naturais, produtos frescos, flores de corte, frutos do mar, e até tecnologia da informação. 

No capítulo de turismo sustentável, após esta fase de inspeção com o apoio da Embratur e da Embaixada do Brasil em Berlim, a expectativa é inserir o Brasil e os fornecedores do país neste programa de desenvolvimento econômico sustentável, que já apoia países como Equador, Malawi, Nepal, Sri Lanka, Tunísia e Uzbequistão. 

O encontro virtual apresentou os detalhes do programa e explicou como as empresas brasileiras interessadas poderão participar da seleção que será realizada pelo IPD. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a proposta é ajudar empresas locais (agências de receptivo, operadores de atividades, meios de hospedagem e de transporte) que atuem com iniciativas inovadoras e  sustentáveis a se conectarem com o mercado europeu através de oportunidades de matchmaking.

“Devemos valorizar empreendedores que estão alinhados com as políticas do Governo do Brasil e da Embratur e comprometidos com o pacto global de desenvolvimento econômico sustentável, neste importante momento que  o Brasil estará no foco mundial sendo o país anfitrião da COP 30 na Amazônia em novembro. Para isso, as empresas contarão com treinamentos, mentorias, participação em rodadas de negócios nas feiras internacionais, viagens de familiarização e ações de promoção comercial e marketing”, detalhou Freixo. 

A iniciativa é voltada exclusivamente para empresas já em funcionamento, com atuação em experiências autênticas e sustentáveis, que desejam dar os primeiros passos em relações comerciais no modelo B2B, ou seja, empresa para empresa.

Resultado ITB Berlim
A entrada do Brasil no programa do IPD é fruto de articulações iniciadas na ITB Berlim 2023, com apoio da Embaixada do Brasil na Alemanha, com o pontapé inicial articulado na última edição em março de 2025 em Berlim. 

Seleção
Durante o webinar, foram apresentados os critérios para participação no programa. Serão selecionadas entre 8 a 15 empresas que atendam aos requisitos:

  1. Estar em operação sendo pequena ou média empresa (não pode ser startup);
  2. Poucos ou nenhum contato comercial na Europa;
  3. Ofertar experiências sustentáveis e autênticas de interesse dos mercados europeus, e adotar políticas de responsabilidade social;
  4. Atuar em um dos dois estados contemplados inicialmente (Bahia e Amazonas);
  5. Capacidade de comunicação em inglês;
  6. Apresentar potencial e capacidade operacional para atuar no mercado europeu
  7. Estar apto e disponível para participar frequentemente de feiras internacionais e rodadas de negócios

As empresas escolhidas pela IPD receberão acompanhamento técnico por três anos, com plano de trabalho individualizado, mentoria, capacitações, marketing e desenvolvimento organizacional sem ônus. Também poderão participar juntamente com a IPD das principais feiras internacionais da Europa – a ITB Berlim e WTM Londres e em rodadas de negócios. 

Em parceria com a Embratur, parceiros do trade nacional como Sebrae Nacional e seus escritórios regionais, a associação de turismo responsável MUDA e as Secretarias de Turismo foram mobilizados para divulgar a oportunidade para as pequenas e médias empresas locais dos Estados contemplados.

Próximos passos
Representantes do IPD virão ao Brasil entre 29 de julho e 10 de agosto para inspeção nos destinos da Bahia e Amazonas e entrevistas com as empresas pré-selecionadas. Essa etapa será fundamental para avaliar o potencial das operações e validar as participantes do projeto. A Embratur propôs a assinatura de um Termo de Cooperação com o IPD visando estabelecer parceria de longo prazo entre Brasil e  Alemanha com foco na promoção do turismo responsável entre Brasil e Europa.

Para 2026, o IPD promete ampliar o recorte geográfico do programa para demais destinos da região da Amazônia e do Nordeste. Além da equipe da Embratur, o webinar do IPD contou com a presença de 47 participantes, incluindo representantes da Embaixada do Brasil em Berlim.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.